Semana da Alimentação destaca consumo e produção saudáveis no RS

12130300_1549334_GD

Como reforço ao direito humano a uma alimentação saudável com preferência por alimentos frescos, naturais e minimamente processados, foi lançada, nesta quarta-feira (12), a Semana da Alimentação do Rio Grande do Sul 2018, no Palácio Piratini.

O evento em alusão ao Dia Mundial da Alimentação, comemorado no dia 16 de outubro, será promovido na semana dos dias 15 a 21 de outubro em todo o estado. Autoridades e representantes da sociedade civil participaram de um café da manhã, no Salão Azul, com alimentos orgânicos, sem glúten e sem lactose em apoio à iniciativa.

Com o tema “Alimentação Saudável ao seu Alcance – Hortas Urbanas”, a semana terá atividades como rodas de conversas, seminários, feiras e ações culturais. Como destaque, atividades alusivas serão promovidas na Escola Municipal de Educação Infantil Humaitá, em Porto Alegre, e também acontecerão a feira e o encontro organizado anualmente no último domingo de outubro, no Parque da Redenção.

A secretária do Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos e presidente da Câmara Intersecretarias sobre Segurança Alimentar, Maria Helena Sartori, reforçou o significado de uma alimentação saudável, que traz melhor perspectiva e qualidade de vida, e a importância da valorização de atividades como as promovidas durante a Semana da Alimentação.

“Estamos hoje lançando todas as atividades que irão ocorrer na Semana, como oficinas de plantio em pequenos espaços e as atividades do ônibus-escola do programa Prato para Todos. Desta maneira, além dos alimentos estarem chegando a quem precisa, também estamos levando conhecimento e ensinando as pessoas a como tirar o melhor proveito dos alimentos e incorporar nos seus hábitos alimentares”, afirmou Maria Helena.

A integrante da Coordenação do Fórum Estadual de Segurança Alimentar do RS, Eliane Brochet, contou como surgiu a Semana da Alimentação. “Desde a década de 1980, um grupo de entidades se reúne para celebrar o Dia da Alimentação. No estado, este dia inspirou uma semana de debates e encaminhamentos a respeito do tema”, lembrou.

Fonte e foto: Palácio Piratini