Seis vereadores trocam de sigla durante janela partidária em Bento

Seis vereadores de Bento Gonçalves aproveitaram a janela partidária que iniciou no dia 5 de março e se encerrou na última sexta-feira, dia 3, para realizarem a troca de sigla. O período permite que os vereadores que vão concorrer à reeleição ou disputar a prefeitura de sua cidade mudem de partido sem punição .

Conforme informações apuradas pela reportagem da Rádio Difusora 890 AM, os vereadores Gustavo Sperotto, Jocelito Tonietto, Moisés Scussel, Sidinei da Silva, Valdemir Marini e Neri Mazzochin, já migraram para outros partidos.

Sperotto trocou o Democratas pelo PSD, Tonietto que era do PDT e Sidinei da Silva do PPS, migraram para o PSDB, que perdeu Moisés Scussel, agora do Republicanos. Marini foi do PTB para o Progressistas e Mazzochin fez o caminho inverso, foi do Progressistas para o PTB.

A janela partidária existe desde 2016 e  fica aberta por 30 dias, sempre em ano eleitoral. A medida serve para evitar o troca-troca de partidos. Ela foi criada após a instituição da fidelidade partidária, em 2007, que pune o político com a perda de mandato em caso de troca injustificada de legenda. É que a legislação entende que o mandato pertence ao partido e não ao político.

Lembrando que o primeiro turno das eleições municipais ocorre no dia 4 de outubro e, o segundo, no dia 25 do mesmo mês, mas só para as localidades com mais de 200 mil habitantes.

Fonte: Central de Jornalismo Difusora