Secretaria promove III Seminário de Atenção Integral à Saúde dos Adolescentes em Bento

Durante esta quarta-feira, 16, a Secretaria Municipal de Saúde, através do Núcleo Municipal de Educação em Saúde Coletiva promove no auditório do Complexo Administrativo, o III Seminário de Atenção Integral à Saúde dos Adolescentes.

Na ocasião foi tratado sobre a Política Nacional de Atenção Integral a Saúde de Adolescentes e Jovens (PNAISAJ), em 2007, e a criação de um espaço amplo de participação e debate sobre a saúde da população jovem.

De acordo com a coordenadora da Atenção Básica, Loremari Sberse, “gradativamente estamos buscando fortalecer este espaço em nosso Município, e este seminário é uma das ferramentas. Via de regra, o adolescente e o jovem são saudáveis, cabendo aos serviços de saúde prestar cuidados antecipatórios e preventivos, com enfoque no desenvolvimento e na resiliência. Sabemos, porém, que existem situações de risco individual, além de vulnerabilidades sociais, que produzem importantes agravos à saúde. O suicídio é um fenômeno complexo e multifatorial que pode afetar indivíduos de diferentes origens, faixas etárias, condições socioeconômicas, orientações sexuais e de gênero. No caso de adolescentes, a sua situação peculiar de desenvolvimento exige ações que contribuam com a prevenção da violência autoprovocada”.

Participam desta edição, profissionais da rede de atenção básica e especializada, que vem criando espaços nos seus territórios, oferecendo uma escuta qualificada, ampliada e interdisciplinar aos adolescentes. Também participam, o N.O.S (Núcleo de Orientação Frente ao Suicídio) ampliando a rede de relações e afetos de modo a garantir um cuidado efetivo aos adolescentes e jovens que são tomados por um intenso trabalho psíquico e relacional.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social

Fotos: Franciele Zanon