Secretaria de Saúde de Bento avança no Tratamento Precoce Covid-19

A Prefeitura de Bento Gonçalves, através da Secretaria de Saúde, iniciou nesta na-feira, 17, a implantação de protocolo para tratamento precoce da Covid-19, mediante disponibilização de medicamentos indicados de acordo com avaliação médica. Os primeiros kits começaram a ser administrados.

A resolução será implantada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h), no Bairro Botafogo, que conta com o ambulatório fast track, de referência para atendimento especializado da doença no município. Nesta tarde o Prefeito Guilherme Pasin e a equipe médica estiveram verificando o atendimento no local.

O objetivo é atenuar, em estágios iniciais, as infecções causadas pelo novo coronavírus, mediante autorização do paciente, em casos considerados leves e moderados.

O protocolo clínico farmacológico adotado considera pacientes, independente de faixa etária, com sintomas respiratórios e alguma comorbidade, para uso da terapia medicamentosa.

Serão disponibilizados os kits com ivermectina, zinco, vitaminas C e D, e azitromicina. Além da hidroxicloroquina, disponibilizada somente em casos receitados pelo médico, e com exames específicos para administração do medicamento.

Em todos os casos, a prescrição médica considera a gravidade e o tempo de evolução do quadro do paciente, que deve cumprir quarentena domiciliar de 14 dias, além de ser monitorado pela Central de Atendimento ao Coronavírus, até o término do tratamento.

Importante ressaltar, que o medicamento será administrado com orientação médica, para pacientes que apresentarem sintomas da Covid-19.

 

Fonte: Prefeitura de Bento Gonçalves