Secretaria de Meio Ambiente realiza cerca de 850 sensibilizações sobre a coleta automatizada

No período de 11 de maio a 5 de junho, as equipes dos agentes da natureza da Secretaria de Meio Ambiente realizaram em torno de 850 sensibilizações sobre a correta separação e destinação de resíduos da nova coleta automotizada. Implementada no início de maio na área central e na Via Gastronômica, os locais receberam 140 containeres (70 pares de resíduos orgânicos e recicláveis) específicos para o funcionamento do sistema.

Para realizar a coleta automatizada, a RN Freitas adquiriu três caminhões, sendo um responsável pela movimentação dos containeres (munck), um compactador carga lateral automatizado e um lavador automatizado.

Os containeres cinzas são destinados ao resíduo orgânico, os azuis ao reciclável e o verde ao vidro. Nas áreas contempladas com a coleta automatizada, o horário do recolhimento passou das 18h para as 19h. O cronograma de dias de coleta de resíduos orgânicos, seletivos e de vidros não sofreu alterações.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Claudiomiro Dias, “é um sistema que traz benefícios como mais conforto para a comunidade, pois os resíduos podem ser descartados a qualquer hora do dia. Mais higiene porque os sacos de lixo não ficam expostos exalando mau cheiro. Também é bom salientar que melhor a organização para a devida destinação final, auxiliando no incentivo dos materiais para a reciclagem”.

A iniciativa é uma parceria entre a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, e a empresa RN Freitas, que é responsável pela coleta na cidade. A ação integra o planejamento de ações contra o Coronavírus (Covid-19).

Como a coleta funciona?

O caminhão responsável pela coleta não exige o trabalho de garis, pois a operação é realizada pelo próprio motorista. O veículo possui uma máquina acoplada que recolhe o material para o compactador e devolve o container para o local.

São containeres totalmente vedados, com maior capacidade, que possuem uma espécie de pedal, para que a pessoa deposite o lixo sem ter contato com o coletor. Os caminhões, por sua vez, possuem sensor de movimento e temperatura, e nove câmeras acopladas.

Outro ponto positivo do novo sistema é a higienização. Os containeres são desinfetados toda semana no lavador automatizado.

Como fazer a destinação correta dos resíduos?

– Nos containeres da cor cinza deve ser depositado apenas o lixo orgânico;

– O lixo reciclável deve ser depositado no container azul;

– Nos pontos onde não há container verde, o vidro deve ser depositado de forma correta nas calçadas, lixeiras antigas ou ao lado do container cinza.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura

Fotos: José Martim Estefanon

BANCO DE IMAGENS