Secretaria da Saúde realiza ações do Novembro Azul em Bento

20171111_082716

Integrando a programação do Novembro Azul, a Secretaria de Saúde de Bento Gonçalves, realizou na manhã deste sábado, dia 11, na Unidade de Saúde Central, uma ação de prevenção e conscientização sobre o câncer de próstata.

Na unidade, quatro médicos, entre eles dois urologistas, realizaram mais de cinquenta consultas, com exames de sangue, de colesterol, função hepática, audiometria, testes rápidos e exame de toque retal.

O secretário da saúde Diogo Segabinazzi Siqueira destacou a importância dos exames na prevenção ao câncer de próstata “Essas ações são muito importantes pra gente conscientizar e prevenir sobre o que é a saúde do homem. O câncer de próstata é o câncer que mais mata o homem, nós temos que acabar com esse tabu, de fazer o exame, de ir ao Urologista”.

Cristiane Wotrich, coordenadora do Programa Saúde do Homem, da Secretaria da Saúde, alerta para o preconceito em relação ao assunto “já é histórico da nossa cultura local que os homens não tem esse cuidado com a saúde, como tem a mulher, aqui em Bento nós começamos a ter essa abordagem especial quando a saúde dos homens a partir de 2014, e de lá pra cá a gente vem conscientizando, dando orientações, tanto nos postos de saúde, como na comunidade, nas empresas, pra que os homens mudem esse preconceito, porque é um exame muito simples e tem um uma identificação imediata que vai favorecer o diagnóstico precoce de um câncer de próstata. Quanto mais cedo se diagnostica, se inicia o tratamento, mais chances de cura ele vai ter”.

Além dos exames, os pacientes tiveram uma conversa com o Urologista e palestrante Dr. Sérgio Faviero. Segundo dados do Ministério da Saúde, 14.484 homens morreram em decorrência da doença no país em 2015. Chamar a atenção para a necessidade de diagnosticar precocemente esse tipo de câncer, que é o segundo mais comum entre os homens brasileiros, é um dos objetivos da campanha Novembro Azul, que segue durante todo o mês com atividades de prevenção e conscientização.