Secretaria da Saúde e GRAM realizam Simpósio de Desenvolvimento Infantil em Bento

105730a1-6cde-4a99-bf36-c79fe100754a

Aconteceu na tarde da quarta-feira, dia 15, no auditório do Colégio Cenecista em Bento Gonçalves o III Simposio de Desenvolvimento Infantil e Rede Cegonha da Região Macro Serra Gaúcha. O evento deste ano teve o tema  “Amamentação e Primeira Infância”, e foi uma das ações da Secretaria Municipal de Saúde, através do Grupo de Apoio ao Aleitamento Materno – GRAM, alusivas ao mês da amamentação.

Durante o evento foram ministrados três painéis. Manejo da Amamentação: O real papel dos profissionais, ministrado pela bióloga e consultora de amamentação Cristina Bertoni Machado; Indicadores de Risco para o desenvolvimento Infantil – IRDI, presidido pela psicóloga do Centro materno-infantil de Bento Gonçalves Andréia Gazzi, e Desmame Gentil, também ministrado por Cristina.

Desde 2010 o GRAM busca conscientizar a população sobre os benefícios da amamentação com o intuito de aumentar a Prevalência de Aleitamento Materno. Os dados do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional – SISVAN mostram o aumento nos índices, de 40% no ano de 2013 para 47% em 2017, na taxa de aleitamento materno exclusivo para crianças menores de seis meses, com questionário de consumo alimentar aplicado pelas Unidades de Saúde.