Secretaria da Saúde de Cotiporã realiza atividade referente ao “Dia Mundial sem Tabaco”

A Prefeitura Municipal através da Secretaria de Saúde e Assistência Social realizou no dia de hoje (31), atividade referente ao Dia Mundial sem Tabaco e ao Dia Estadual de Combate ao Câncer de Boca. Os Agentes Comunitários de Saúde acompanhados pela Enfermeira Coordenadora do Departamento de Saúde Fernanda Grosselli, realizaram a entrega de material informativo e dialogaram com a população sobre o tema, na sala de espera da Unidade de Saúde, Centro Administrativo, locais públicos,  bares, farmácias, mercados e outros estabelecimentos do município.

O Dia Mundial sem Tabaco – 31 de maio – foi criado em 1987 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para alertar sobre as doenças e mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo. A campanha é uma oportunidade anual para aumentar a conscientização sobre os efeitos nocivos e mortais do uso do tabaco e da exposição ao fumo passivo.

Segundo a OMS, o tabagismo é a principal causa de morte evitável em todo o mundo. Em 2019, o tema escolhido para ser trabalhado internacionalmente é “Tabaco e Saúde Pulmonar”, tendo como objetivo aumentar a conscientização sobre o impacto negativo que o uso do tabaco e a exposição ao fumo passivo exercem sobre a saúde pulmonar, do câncer à doença respiratória crônica bem como o papel fundamental que os pulmões desempenham na saúde e no bem-estar de todas as pessoas.

A Secretaria de Saúde e Assistência Social de Cotiporã oferece apoio  profissional para quem deseja parar de fumar. Procure a Unidade Básica de Saúde e cuide de sua maior riqueza.

Fonte e fotos: Município de Cotiporã