Saúde do Homem é abordada durante palestra em Carlos Barbosa

Na noite de quinta-feira, dia 21, o Centro Educacional Ivo Tramontina – CEIT, sediou a 3ª edição dos Homens em Alerta, uma ação promovida pelo Hospital São Roque e pela Liga Feminina de Valorização à Vida, com o apoio da Secretaria Municipal da Saúde, das Cooperativas Santa Clara e Sicredi, da ACBF, dos Bombeiros Voluntários do Município, da Acquafitness, do Instituto do Câncer Tacchini e da ACI.

No primeiro momento, ocorreram pronunciamentos das autoridades. O Superintendente Executivo da Associação Dr. Barholomeu Tacchini, Hilton Roesi Mancio, na ocasião, falou da importância do evento, de ter acesso à informação para sabermos lidar com situações. Também, ressaltou que o câncer de próstata tem cura, porém, é necessário que os homens adotem algumas medidas para obterem resultados efetivos. Hilton agradeceu a oportunidade e desejou a todos uma ótima palestra.

Passado a palavra a Secretária Municipal da Saúde, Letícia Lusani, saudou os participantes, agradeceu aos parceiros do evento, e explanou que Carlos Barbosa difunde uma imagem essencial em saúde, visto que ocupa os primeiros rankings em qualidade de vida no país inteiro. Letícia, aproveitou o momento e destacou que nosso Município foi agraciado pelo Ministério da Saúde, sendo convidado a participar de um evento, que ocorrerá em Brasília no início de dezembro, onde Carlos Barbosa será reconhecida como uma das 15 cidades de todo Brasil, a receber um prêmio de Vigilância em Saúde. “Mais uma vez são dados que potencializam a qualidade de vida da nossa cidade”, ressaltou a Secretária.

Enquanto Poder Público, nos cabe contribuir para dar acesso à população, principalmente, no que diz respeito a prevenção, que é a função essencial da atenção básica. Pensando, que o homem é um pouco mais resistente do que a mulher para falar sobre prevenção, procurar o médico e tirar suas dúvidas, no ano de 2015 foi entregue aos barbosenses, a Clínica do Homem. Um espaço exclusivo a atender o público masculino, com agendamento sigiloso, que o paciente não precisa passar por um clínico geral, simplesmente agendar sua consulta e comparecer diretamente no local. Ainda em sua fala, a Secretária mencionou que são disponibilizadas 120 consultas na Clínica, com investimentos que chegam quase a R$16.000,00, mensais.

Catia Argenta, Coordenadora Administrativa da Associação Bartholomeu Tacchini e do Hospital Beneficente São Roque, agradeceu a participação de cada um e logo destacou duas novidades que aconteceram durante este ano. A primeira, foi a comercialização das camisetas de conscientização referentes as Campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul. Foram mais de 1.500 camisetas vendidas, sendo que o valor arrecadado está sendo revertido para a Liga de Valorização à Vida, a qual, com certeza, tem trabalhos nobres a serem feitos. A segunda novidade, é que a sete anos consecutivos, a equipe do Hospital realiza, em um sábado do mês de outubro, exames clínicos de mama. E esse ano, a equipe assumiu mais um desafio e se propôs a ir até as empresas, a fim de abranger um número maior de mulheres. Ao todo, foram atendidas 334 mulheres, das quais, 52 apresentaram algum tipo de alteração e foram encaminhadas prontamente para seus médicos.

Já o Vice-prefeito Beto Da-Fré, fez uma saudação especial a todos presentes no evento, sendo de grande importância, motivador e de ajuda, o qual sempre temos o que aprender e compartilhar com as outras pessoas nossos ensinamentos. Além disso, Da-Fré fez um apanhado geral dos números relativos aos atendimentos ofertados no serviço público de saúde. “Carlos Barbosa é referência na saúde, sempre procuramos atender as demandas da comunidade, mas é necessário também, a colaboração e conscientização da população, visto que o índice de faltas em consultas no Centro de Saúde ainda é bastante elevado”, enfatizou. E ainda, o Vice-prefeito deixou uma reflexão aos presentes: Como podemos melhorar a saúde do nosso Município, esta palestra pode ser um exemplo disto.

Logo em seguida, iniciou-se a palestra com o médico Urologista Leonardo Zanuz. O mesmo apresentou dados estatísticos do câncer de próstata, sendo o 2º mais frequente entre os homens após os tumores de pele (não-melanoma), além disso, passou orientações para uma vida saudável, fatores de risco e muitos outros tópicos relativos ao câncer de próstata. No final da palestra, o médico abriu espaço para questionamentos do público.

Fonte e fotos: Município de Carlos Barbosa