Saúde bucal chega a 12 canteiros de obras em Bento

Trabalhadores de nove construtoras de Bento Gonçalves (Arcari, Construbel+, Engepas, Molder, MPA, Nimbus, Panazzolo, Poletto e Sarcon ) que estão participando da Campanha de Saúde e Segurança nos Canteiros de Obras, realizada pela Ascon e pelo Sesi, estão sendo beneficiados com uma série de atividades de conscientização. A próxima etapa entra em ação na próxima semana com a temática “Educação em Saúde Bucal”.

 Nesta fase, o foco será a valorização do trabalhador da construção civil com abordagens sobre a importância da saúde bucal, com o objetivo de capacitar, sensibilizar e multiplicar o conhecimento do funcionário em relação ao autocuidado com a boca, reduzindo a incidência de doenças bucais e outros problemas provenientes da má higiene bucal. As visitas acontecerão na segunda quinzena de setembro e primeira de outubro, atingindo trabalhadores em 12 canteiros de obras.

Para o diretor da Construtora Poletto, Irani Raymondi, segurança é sempre o melhor investimento. “Abrimos as portas das nossas obras para esta iniciativa e sempre iremos participar de ações com este foco. Envolvemos mais de 60 trabalhadores, pois prezamos pela vida. Segurança nunca é demais”, destaca.

Na Panazzolo Construções e Incorporações, 27 trabalhadores foram beneficiados. Segundo o diretor Diego Panazzolo, foi possível perceber o quanto o grupo aprendeu. “Não basta trabalhar noções de segurança internamente. Esta ação agregou e muito, trazendo uma nova visão para nossos colaboradores. Eles puderem perceber que a segurança é importante não apenas para a empresa, mas principalmente para eles, para suas famílias, e isso fez a diferença”, frisou.

O diretor da MPA Incorporadora, Lúcio Possebon, evidencia a relevância deste tipo de campanha para a qualidade de vida de seus trabalhadores. “Segurança é um assunto sério, que recebe atenção especial da nossa empresa. E essas medidas de conscientização são prática permanente em nossos canteiros”, afirma.

Mais sobre a campanha

A campanha iniciou durante o mês de julho com a realização de intervenções em canteiros de obras, com duração aproximada de 20 minutos. “Segurança no Trabalho” foi o tema principal, com abordagens em torno da importância do uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), autocuidado e valorização da vida, proporcionando ambientes de trabalho mais saudáveis e seguros.

O trabalho encerra com a implantação da terceira etapa, prevista para acontecer entre os meses de outubro e novembro. O assunto será “Administração Financeira”, que dará noções sobre organização e planejamento financeiro, revendo hábitos e atitudes de consumo, possibilitando a melhoria da qualidade de vida, reduzindo o estresse e desconfortos gerados em decorrência deste desiquilíbrio.

A campanha, lançada dia 21 de junho por ocasião da palestra “Qualidade de vida do trabalhador da construção civil – Cenários e Desafios”, está percorrendo 12 obras de Bento Gonçalves, conscientizando e beneficiando centenas de profissionais do setor.