Sala do Empreendedor de Bento é agraciada com Selo Ouro do Sebrae RS

Bento Gonçalves foi mais uma vez reconhecida pelo trabalho desenvolvido em proporcionar um ambiente desburocratizado para a abertura de novos negócios. Nesta terça-feira, 10, o Sebrae RS anunciou que a Sala do Empreendedor do município foi agraciada com o Selo Ouro, o que o que corresponde a um elevado número de serviços ofertados.

O espaço obteve o reconhecimento entre as 88 Salas do Empreendedor gaúchas que se inscreveram para receber a certificação. Dessas, sete conquistaram o Selo Ouro, oito o Selo Prata e 28 o Selo Bronze.

A certificação é uma parceria do Sebrae RS com a Fundação Nacional da Qualidade (FNQ). Para receber a certificação, as Salas do Empreendedor tiveram de passar por etapas de avaliação por meio de questionários, envio de materiais e entrevistas. Foram avaliados 24 critérios no total, respondidos pelos municípios no site da FNQ.

Além dos pré-requisitos dos para os níveis básico e intermediário – como a oferta de serviços de orientação e formalização de empresas, atendimento do Corpo de Bombeiros, orientação para participação nas compras públicas -, para ser Ouro foi exigido o oferecimento de pelo menos mais três serviços avançados de uma lista de quatro opções, coworking, assessoria jurídica, atendimento virtual e alvará online.

“Essa certificação reconhece os esforços da Administração Municipal em prestar um serviço de qualidade aos empreendedores e na busca pela simplificação dos processos de abertura das empresas. Estamos muito felizes com o reconhecimento. Com certeza, trabalharemos cada vez mais pelo aperfeiçoamento do que disponibilizado na Sala do Empreendedor”, destaca o secretário de Desenvolvimento Econômico, Silvio Bertolini Pasin.

Sala do Empreendedor

A Sala do Empreendedor centraliza toda a tramitação necessária para o processo de formação de novas empresas. O local conta com uma equipe composta por servidores das áreas de desenvolvimento econômico, meio ambiente, vigilância sanitária, finanças, IPURB e JucisRS.

Entre os serviços prestados estão análises de documentação, alterações de dados, procedimentos administrativos para inscrição via JucisRS, protocolo de inscrições, certidões de zoneamento, licenciamento ambiental, alvará sanitário, projetos e consultas prévias.

Serviços oferecidos de forma digital

De forma a proporcionar agilidade na abertura das empresas, em novembro deste ano, foi lançada a Sala do Empreendedor Digital. A plataforma reúne todos os serviços necessários para a gestão de uma microempresa individual e outras modalidades de empreendimentos.

Os serviços oferecidos no portal são: orientações sobre alvará de licença e localização; inscrição municipal; alvará sanitário; licenciamento ambiental; estudo de impacto de vizinhança; notas fiscais de serviços; benefícios referentes à lei de incentivo fiscal; e unidade de atendimento regional do Serviço de Apoio a Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE-RS). Confira: https://bentogoncalves.atende.net/#!/tipo/pagina/valor/2

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura de Bento

Foto: Arquivo/ ASCOM