Rodrigo Terra é reeleito presidente da OAB/RS subsecção Bento Gonçalves

O advogado Rodrigo Terra de Souza, foi reeleito à presidência da subsecção Bento Gonçalves da OAB-RS, para o triênio 2022-2024. As eleições, que ocorreram na segunda-feira, dia 24, tiveram um fato inédito, o voto online, sem deixar de ter o ponto físico de urnas digitais na sede da subsecção.

O pleito, de chapa única, teve um total de 593 votos, sendo 471 votos válidos, 68 votos brancos e 54 votos nulos. A Subseção Bento Gonçalves abrange ainda os municípios de Santa Tereza, Pinto Bandeira e Monte Belo do Sul

Em entrevista à rádio Difusora, o presidente destacou o sucesso do pleito “foi muito tranquilo, a primeira vez que foi realizado de forma online, os colegas puderam votar através de seus computadores, do celular, mas também tivemos as urnas digitais aqui na sede da subsecção”.

Ele aproveitou também para falar sobre os desafios de recuperar a categoria que teve grandes prejuízos durante a pandemia, “foi uma categoria extremamente prejudicada, assim como muitas outras, e esperamos reforçar as prerrogativas da advogacia junto ao Judiciário e a comunidade. Ficamos muito tempo com os fóruns fechados para atendimento à comunidade e isso é um dos pleitos para o próximo ano”, ressaltou.

Confira a diretoria para o triênio 2022-2024:

Presidente: Rodrigo Terra de Souza

Vice-presidente: Camile De Bacco Pasquali

Secretária geral: Laura Tumelero Souza

Tesoureira: Angela Maria Canabarro Vanoni

Secretário geral adjunto: Natalicio Eduardo Hentz

Conselheiros Subseccionais:

Adriano Minozzo Borges

Cleber Dalla Colletta

Felipe Panizzi Possamai

Hellen Waskievicz Locatelli

Carla Menin Daleve

Flávia Chagas Maccari

Leandro José Caon

Bárbara Ravanello

Caroline Crescente Rubattino

Francesca Luchese

Gabriela Giuliano Giacomazzi

Leila Giacomello

Rodrigo Capitani

David Pretto

Silvio Cardoso

André Beltrami

Entre as prioridades para a próxima gestão foram elencadas:

– Reaproximação dos advogados com o órgão de classe, retomando a prática de reuniões gerais ou mesmo audiências públicas da Categoria;

– Defesa intransigente das prerrogativas profissionais, aparelhando e reestruturando a CDAP na Subseção;

– Readequação das salas da OAB no Fórum e na Justiça do trabalho para as novas realidades da advocacia;

– Aperfeiçoamento profissional, aumentando a realização de cursos telepresenciais e da retomada das palestras presenciais na sede;

– Manutenção do cartório de Instrução de Processos Éticos da Subseção, referência Estadual;

Maior integração entre a advocacia bento-gonçalvense através de eventos festivos e educacionais.

Maior integração com instituições de ensino superior visando qualificação profissional do advogado em cursos, eventos jurídicos, pós graduações, etc…

– Trabalho institucional em conjunto e aberto aos interesses da classe.

Eleições no estado

No estado, o advogado Leonardo Lamachia venceu a eleição para a presidência da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional do Rio Grande do Sul (OAB/RS) para sucessão do atual presidente Ricardo Breier. Na Capital, a votação presencial aconteceu na OAB Cubo, em frente ao Foro Central. As 106 subseções do Estado também elegeram suas diretorias.

A eleição de 2021 foi a maior da história da OAB/RS com 48.198 votos registrados. O candidato vencedor, Leonardo Lamachia, recebeu 29.502, com aproximadamente 70% de votos válidos. O segundo colocado Paulo Torelly (Chapa 2 – Somos [email protected] OAB – Muda OAB/RS) recebeu 14.093 votos válidos (32,33 %). Os votos brancos foram de 2.645, percentual de  5,49%, e nulos com 1.958 votos, e 4,6% do total. Também nesta segunda-feira foram escolhidas as diretorias das 106 subseções do Estado.

Central de Jornalismo Difusora

(KJP)