RGE reduz para 30 mil o número de desligados e passa a atuar em situações pontuais

A estratégia da Rio Grande Energia (RGE) para mitigar os impactos do temporal que devastou a rede de energia elétrica e pontos em inúmeras cidades no Estado conseguiu, na manhã deste sábado, restabelecer os casos prioritários e blocos com número elevado de clientes. Desde o começo desta manhã, as equipes foram direcionadas ao atendimento dos casos pontuais dos municípios, como ruas em bairros, unidades consumidoras e clientes que ficam mais afastados dos centros urbanos.

Neste momento, 30 mil clientes da companhia estão com o fornecimento ainda interrompido. Deste total, 7 mil estão localizados em Caxias do Sul, o município da área de concessão mais castigado pelo temporal da última quinta-feira. Em Caxias do Sul, a força-tarefa estava concentrada em restabelecer o sistema de abastecimento de água, hospitais e Unidades Básicas de Saúde e eliminar situações de risco e a comunidade de Vila Oliva. Desde ontem à noite, as equipes da Companhia estão concentradas nos bairros e realizando obras para recompor a rede nas próximas horas.

Desde a noite de quarta, quando a RGE emitiu um alerta de temporal, as equipes da concessionária foram movimentadas para pontos estratégicos afim de atender o maior número de municípios e atuar nos efeitos colaterais do temporal que chegou ao Estado acompanhado de granizo, alta incidência de raios, volume de chuva acima da média e ventos com mais de 100 km/h. No pico do temporal, a RGE chegou a ter 235 mil desligados, número que foi baixando gradativamente até a manhã deste sábado.

A companhia está empenhada e não desmobilizará seu efetivo até o restabelecimento completo da energia elétrica. Entretanto, em alguns pontos, há necessidade de obras de infraestrutura para o deslocamento dos eletricistas, como a retirada de barreira e reconstrução de pontes de acesso à localidade ou mesmo municípios. Enquanto isso, a RGE faz manobras para estabelecer fontes alternativas de alimentação às cidades sem comprometer o sistema com sobrecargas.

SMS Center:

Para isso, basta enviar a palavra LUZ e o “Seu Código”, disponível na fatura de energia, para o número 27350. O serviço é gratuito.

Para utilizar o serviço é necessário se cadastrar no SMS Center enviando a palavra IN e o “Seu Código” para o mesmo número.

Pela internet: www.rge-rs.com.br

Aplicativo para smartphone: CPFL e Você, no qual estão disponíveis os serviços da RGE. O aplicativo está disponível gratuitamente para iOS, Android e Windows Phone.

Dicas de Segurança

Durante as tempestades com descargas atmosféricas (raios) os seguintes cuidados podem aumentar a sua segurança:

· Não se aproxime e não toque nos cabos elétricos que podem ser rompidos pela queda de árvores e objetos, e avise imediatamente a RGE.

· Evite tocar os aparelhos eletrodomésticos e retire os aparelhos eletrônicos das tomadas.

· Afaste-se de janelas e portas metálicas.

· Evite os banhos nos momentos de tempestades.

· Nunca se abrigue debaixo de árvores. Sempre procure uma casa de alvenaria ou o interior de um veículo.

· Em zonas rurais, não toque e se aproxime de cercas.

Fonte: RGE