Revista Brasileira de Viticultura e Enologia: 17 trabalhos selecionados para 10ª edição

wp-1464315970544

Viticultura e Enologia continuam sendo os temas com o maior número de trabalhos publicados na Revista Brasileira de Viticultura e Enologia, que chega ao número 10. Nesta edição, serão oito artigos sobre Enologia e sete sobre Viticultura, além de um em Enoturismo e um em Gestão, totalizando 17 pesquisas inéditas. A publicação será apresentada durante a Avaliação Nacional de Vinhos – Safra 2018 com a distribuição de exemplares para todos os participantes do evento, que será realizado dia 29 de setembro, no Parque de Eventos de Bento Gonçalves. Em 10 edições, a Revista soma 125 trabalhos.

Repetindo o sucesso das edições anteriores, a revista está em fase de paginação sob a coordenação do editor, Dr. Luciano Manfrói. “Estamos colocando nas mãos dos profissionais que atuam no setor um potente instrumento de pesquisa e de aprimoramento profissional, preenchendo uma lacuna existente no meio”, garante. A Revista se tornou referência e tem o respeito e a confiança dos profissionais que atuam no setor vitivinícola. Esta credibilidade foi conquistada a cada edição, diante de trabalhos muito bem elaborados e que trazem conteúdos relevantes para a prática diária do enólogo. A publicação também é uma vitrine para pesquisadores ávidos por novas descobertas. Atendendo a demandas de conhecimento, os temas trazem novas visões em torno de assuntos atuais e relevantes para o setor, priorizando o ineditismo.

A frente do projeto está a Associação Brasileira de Enologia (ABE). “Chegamos até aqui, evoluindo a cada edição, assim como o vinho. E o conhecimento e a troca de informações nunca são demais, pelo contrário, contribuem para que nossa atuação seja cada vez melhor”, destaca o presidente, enólogo Edegar Scortegagna. Os 2 mil exemplares serão distribuídos também para enólogos associados da ABE, espalhados por todo o Brasil. Universidades, escolas e associações de enólogos de outros países, bem como institutos de pesquisa e demais instituições de ensino, também receberão a revista.

A Revista Brasileira de Viticultura e Enologia, orientada pelo editor-chefe Dr. Alberto Miele, é a única publicação técnica brasileira que alimenta o setor, atraindo novos pesquisadores e áreas estudadas. O PDF das edições anteriores pode ser acessado no site www.enologia.org.br.

Comissão organizadora
Edegar Scortegagna, Alberto Miele, Luciano Manfroi, André Peres Jr., Carlos Abarzúa, Christian Bernardi, Cláudia Stefenon, Dario Crespi, Juliano Perin, Luciano Vian, Samuel Cervi.

Comitê editorial
Dr. Alberto Miele (Editor-Chefe), Dr. Luciano Manfroi (Editor), Dr. Carlos Eugênio Daudt, Dra. Cláudia A. Stefenon, Dr. Celito Crivellaro Guerra, Dr. Eduardo Giovannini, Dr. Erasmo José Paioli Pires, Dr. Jean Pierre Rosier, Dr. Maurilo Monteiro Terra, Dra. Regina Vanderlinde, Dr. Sérgio Ruffo Roberto e Dr. Vitor Manfroi.

 

Fonte: Conceitocom Brasil