Retomada das visitas presenciais nas casas prisionais ocorre com atenção aos protocolos sanitários

Neste fim de semana, algumas casas prisionais retomaram as visitas presenciais, após sete meses suspensas por conta das restrições sanitárias impostas pela pandemia. O plano de retomada foi atualizado na Nota Técnica nº 01/2020 e divulgado no último dia 16 pela Seapen e pela Susepe, sendo construído de acordo com o Modelo de Distanciamento Controlado formulado pelo Governo do Estado para o enfrentamento à Covid-19, trazendo diretrizes e protocolos que evoluem de acordo com o sistema de bandeiras.

Ao longo da semana, a Seapen e a Susepe irão publicar a lista das casas onde as visitas estarão autorizadas (www.seapen.rs.gov.br ou www.susepe.rs.gov.br). A retomada se dá no momento em que os indicadores relacionados à pandemia apresentam melhoras consistentes, com redução das taxas de contaminação, internações e óbitos, conforme evidenciam o mapa do distanciamento controlado apresentado semanalmente pelo Governo gaúcho e o boletim diário de monitoramento da Covid 19 no sistema penitenciário, o que viabiliza o retorno das visitas presenciais, sem que servidores penitenciários, pessoas presas e familiares sejam expostos a riscos excessivos.

O retorno das visitas presenciais foi autorizado nos estabelecimentos localizados nas regiões que permanecerem por, no mínimo, duas semanas consecutivas nas bandeiras laranja ou amarela.

Fonte e foto: Seapen