Região de Bento permanece na Bandeira Laranja no modelo de distanciamento social

O Governo do Estado atualizou neste sábado, 16, a classificação das regiões de acordo com as bandeiras determinadas pelo Distanciamento Controlado. Entre os dias 18 e 24 de maio, a região em que Bento Gonçalves está integrada permanece com a bandeira laranja, seguindo os regramentos já adotados.

A bandeira laranja significa que a região está com um dos dois cenários: média capacidade do sistema de saúde e baixa propagação do vírus ou alta capacidade do sistema de saúde e média propagação do vírus.

No Rio Grande do Sul como um todo, a segunda rodada do modelo de Distanciamento Controlado observou as seguintes alterações nas duas semanas:

* o número de casos confirmados por RT-PCR reduziu 6,08%, de 444 para 417.
* o número de internados em UTI por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) reduziu em 1,75%, de 229 para 225.
* o número de internados em leitos clínicos por Covid-19 aumentou 22,70%, de 141 para 173.
* o número de internados em leitos UTI por Covid-19 aumentou 2,38%, de 126 para 129.
* o número de leitos de UTI adulto disponíveis para atender Covid-19 diminuiu 5,48%.
* o número de óbitos por Covid-19 diminuiu 6,25%, de 32 para 30.

O modelo, inovador e inédito no Brasil, prevê quatro níveis de restrições, representados por bandeiras nas cores amarela, laranja, vermelha e preta, que variam conforme a propagação da doença e a capacidade do sistema de saúde em cada uma das 20 regiões pré-determinadas .Além da divisão em 20 regiões, o modelo também reúne as atividades econômicas em 12 grupos, sendo que cada um é dividido em tipos e subtipos.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura/ Informações Governo do Estado