Rede Particular de Ensino também inicia período de férias

escolas

A maior parte das instituições particulares do Estado inicia o período de férias nesta segunda-feira, dia 17 de julho. As escolas têm autonomia para organizar seu calendário escolar e o tempo de duração do recesso, mas devem respeitar a última semana de julho para recesso dos professores, conforme previsto na Convenção Coletiva de Trabalho. O retorno às aulas ocorrerá no dia 31 de julho e as atividades escolares seguem até dia 21 de dezembro. O Rio Grande do Sul conta com cerca de 600 mil alunos em instituições privadas.

A assessora pedagógica e de legislação educacional do Sindicato do Ensino Privado do RS (SINEPE/RS), Naime Pigatto, orienta as famílias a aproveitarem esse tempo livre para fazer atividades junto com os filhos, seja viajando ou não. Se os pais estiverem trabalhando, as noites podem ser uma ótima alternativa para experimentar algo diferente, como preparar uma refeição especial a várias mãos.

“Descansar, dormir, também é importante, assim como repensar a organização dos estudos”, aponta Naime. Nesse realinhamento da rotina, o aluno deve identificar e colocar de lado atitudes que atrapalham a sua concentração e reforçar hábitos que o ajudam nos estudos. O equilíbrio dos estudos com atividades esportivas, ou outras com as quais os estudantes se identificam, também é uma dica para começar o segundo semestre com algo novo.

Fonte: SINEPE