Realizada oficialmente a abertura do Bento em Vindima 2022

Lançada em dezembro, com início das atividades nos empreendimentos no dia 14 de janeiro, depois de ter adiada a abertura oficial pela Prefeitura de Bento Gonçalves, nesta sexta-feira, 28, aconteceu a cerimônia que oficializou o início do Bento em Vindima. Foi na Rota Rural Encantos de Eulália, no Ginásio da comunidade, com gastronomia típica italiana, colheita e pisa da uva, petiscos coloniais e vinho. Para celebrar a noite ainda foram realizadas as apresentações do grupo de Danças Riccordi D’Italia, Fanfarra Bersaglieri, Orquestra de sopro de Faria Lemos e Ragazzi Dei Monti.

Representando a comunidade, Alexandra Garbin destacou que “depois de um ano cheio de desafios e incertezas nos reunimos para comemorar, agradecer e brindar a vida e a vindima, que desde sua antiguidade é símbolo de alegria e representa a culminação da colheita”.

O Secretário de Turismo, Rodrigo Ferri Parisotto ressaltou o trabalho realizado para realização do evento. “Trabalhamos nos últimos meses com muito carinho para que pudéssemos chegar hoje e realizar este evento. E para realizar uma ação deste tipo é preciso ter apoio da comunidade, é preciso ter a união de todos. Bento em vindima é uma homenagem a todos. Vamos transformar Bento no Município da vindima, levando nosso nome para o mundo”, disse.

Para o presidente da Câmara de Vereadores, Rafael Pasqualotto “é a época mais importante para Bento Gonçalves, todas festas, ações, e o turismo dependem da colheita. Estamos na época mais festiva, mais alegre. Por isso, que nesta noite não pode faltar, alegria, fé, gratidão. Vamos vindimar”.

O Deputado Federal, Luís Antônio Covatti falou sobre a busca de ações para minimizar o efeito da estiagem. “Um evento realizado com toda segurança para quem é daqui e para os visitantes. Essa semana conversei com a Ministra Tereza Cristina buscando ações par auxiliar os agricultores no período da estiagem. Como parlamentar temos que estimular muito o turismo, por isso que sempre convidamos todos para visitar essa cidade. Uma riqueza do Rio Grande do Sul que todos representam. Que deus abençoe a colheita e todos nessa vindima, começamos um período com muita luta e sucesso”.

O prefeito em exercício Amarildo Lucatelli participou da colheita simbólica da uva e da pisa, momento já tradicional na abertura do evento. “Após muita conversa e analise de dados decidimos pela realização desta festa. É um motivo de alegria poder incentivar, uma festa que divulga nossa cidade, os produtos do interior, o trabalho do agricultor. Nossa administração tem o compromisso em incentivar o agricultor, seja com horas máquinas, melhoria nas estradas, condições para escoamento da safra. Sou um defensor do interior, sou filho de agricultor, venho da agricultura e sei da importância do trabalho de vocês”, finaliza.

Estiveram presentes no evento os secretários de Cultura, Evandro Soares, de Agricultura, Volnei Christófoli, de Finanças, Elisiane Schenatto, de Saúde, Tatiane Misturini Fiorio, adjunto de Segurança, Luís Levi de Lima, subprefeitos de Faria Lemos, Luis Carlos De Mari, de São Pedro, Leonildo Cavalet e de Tuiuty, Tiago Coser. Além dos vereadores Idasir dos Santos, Agostinho Petrolli, Sidinei da Silva, David Da Rold. Comunidade e demais autoridades.

Atividades

Até 20 de março, serão seis desfiles alegóricos, cinco festas no interior com as Rotas Turísticas, seis sábados de shows na área Central, além de Vila Colonial na Via del Vino com venda de produtos coloniais e gastronômicos e outras atrações.

Uma das novidades são os desfiles cênicos, que serão realizados todos os domingos. A atração conta com sete alas, que passam pela criação do mundo, Baco, chegada dos imigrantes, trabalho, fé pisa da uva e a celebração da Vindima.

A programação do Bento em Vindima segue no fim de semana com shows, Vila Típica e desfile cênico. 

Confira:

29-01 – Sábado – Via del Vino
10h30 – Kelvin Alves Trio
15h – Jeverson Carelli e Grupo Identidade
16h30 – Dirceu Pastori, Caroline Gobbato e Paulo Johann
19h – Coral Vale dos Vinhedos
19h30 – The Beatles no Acordeon
30-01 – Domingo – Via del Vino
15h – Jean Paul Deitos
16h30 – Irmãos Porpetta
17h30 – Desfile cênico
Para que a programação são necessários os cuidados e protocolos de saúde. Confira:
– Uso obrigatório de máscara
– Uso do álcool gel que será disponibilizado nos ambientes 
– O acesso para Via del Vino contará com higienização das mãos, orientação sobre protocolos e aferição de temperatura. 
– As mesas da Vila Colonial estarão distanciadas. 
– No domingo (30), a Unidade Móvel da Saúde estará realizando a vacinação da segunda dose, e reforço a partir das 15h, é necessário apresentar documento com foto e cartão de vacinação.
– O evento também contará com “vindimeiros” orientando a população sobre uso de máscara e distanciamento.
Fonte: Central de Jornalismo da Difusora com informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Bento