Rally Científico e 2º Nerd Land Bento Gonçalves ocorre neste sábado

O Campus Universitário da Região dos Vinhedos, em Bento Gonçalves, irá apresentar, neste sábado, dia 3 de junho, um grande movimento com jovens do Ensino Médio e Superior, bem como da comunidade regional. Nesse dia, a unidade universitária sedia o 8º Rally Científico da UCS e o 2º Nerd Land Bento Gonçalves. Na primeira atividade, a concentração já começou às 7h30min e, na segunda, às 9 horas.

Rally Científico

O Rally Científico, promovido pela UCS, através do Projeto ENGFUT (Engenheiro do Futuro), reunirá 13 equipes, de 12 escolas de Bento Gonçalves, Carlos Barbosa, Garibaldi, Fagundes Varela e Nova Prata. Destinado a estudantes do Ensino Médio das escolas da região, no formato de competição por equipes, o Rally propõe a vivência de experiências que despertam o interesse pela ciência, arte, cultura e tecnologia, em um ambiente de interação e aprendizagem.

Os participantes já receberam duas tarefas que deverão ser executadas durante os dias que antecedem o Rally: a doação de sangue (cada equipe deverá conseguir até três doadores de qualquer tipo de sangue) e a construção do “Ratamóvel”, um carro temático cujo motor de propulsão deverá ser ratoeira(s).

As demais tarefas serão repassadas somente no sábado e envolverão Física, Matemática, Português, Inglês, Química, Biologia e Educação Física.

O Rally Científico da UCS tem como objetivo dar oportunidade aos alunos de Ensino Médio para desenvolverem a vocação científica, através de atividades de aprendizagens significativas voltadas à ciência e tecnologia; desenvolver nos participantes a necessidade de busca e aprimoramento de conhecimentos na área científica; inserir a educação científica no dia a dia das instituições de ensino básico e atrair alunos para os cursos de engenharias, tecnologias e ciências exatas em geral.

Participam do 8° Rally Científico em Bento Gonçalves as seguintes equipes:

– Equipe Alcateia – Colégio Santa Rosa (Carlos Barbosa)
– Equipe Alfa – Instituto Estadual de Educação Professora Irmã Teofânia (Garibaldi)
– Equipe E.I. de Boassa – Colégio Sagrado Coração de Jesus (Garibaldi)
– Equipe Los Prótons – Colégio Estadual Dona Isabel (Bento Gonçalves)
– Equipe Órion – Escola Estadual de Ensino Médio Elisa Tramontina (Carlos Barbosa)
– Equipe Pinheirão – Colégio Estadual Ângelo Mônaco (Fagundes Varela)
– Equipe Prótons para Tudo – Escola Estadual São Roque (Carlos Barbosa)
– Equipe Taurus – Escola Estadual de Ensino Médio Elisa Tramontina (Carlos Barbosa)
– Equipe Trezentos – Escola Estadual de Ensino Médio Dante Grossi (Garibaldi)
– Equipe Rallyzeiros – Colégio Scalabriniano Medianeira (Bento Gonçalves)
– Equipe Delta Down – Instituto Estadual de Educação Cecília Meireles (Bento Gonçalves)
– Equipe Marista Aparecida – Colégio Marista Aparecida (Bento Gonçalves)
– Equipe Sagitta – Escola Nossa Senhora Aparecida (Nova Prata).

O 8º Rally Científico acontece até às 14h30min, com QGs no bloco A do Campus Universitário da Região dos Vinhedos.

Nerd Land

Com apoio dos cursos de Sistema de Informação e Ciência da Computação da UCS, a unidade universitária sedia, também, o 2º Nerd Land Bento Gonçalves, reunindo amantes da cultura pop, nerds, geeks, gamers e otakus, a partir das 9 horas. Trata-se de um evento multicultural que contou, em sua primeira edição em 2015, com mais de 500 participantes e é destinado a todos os fãs de jogos, desenhos, animações, séries de TV, cinema, histórias em quadrinhos, ficção científica, literatura, RPG, cards, anime, mangá e demais manifestações culturais.

Além de convidados especiais – como Affonso Solano (Matando Robôs Gigantes e Jovem Nerd), escritor da série Espadachim de Carvão; Fernanda Bullara, dubladora de vários personagens famosos como Jinx (League of Legends), Dawn (Pokémon), Sailor Júpiter (Sailor Moon), Tomoyo (Sakura Card Captors), Ino Yamanaka (Naruto), dentre outros; Christopher Kastensmidt (ex-diretor criativo da Ubisoft), norte-americano escritor de A Bandeira do Elefante e da Arara, criador do RPG homônimo – o evento contará também com participação de diversos artistas e profissionais locais, trazendo atividades como palestras sobre desenvolvimento de jogos eletrônicos, literatura, apresentação musical com temas de games, campeonatos de videogames, mesas de RPG e jogos de
tabuleiro, lojistas especializados e muito mais.

Mais informações sobre o evento podem ser obtidas no site www.eventonerdland.com.br.

Foto: Claudia Velho
Legenda: Uma das tarefas realizadas em edições passadas do Rally Científico da UCS

Fonte: UCS