PUBLIEDITORIAL: Grupo Grazziotin comemora 70 anos de história e excelência em 2020

Os primeiros meses da década de 1950 testemunharam o nascimento daquela que seria, no futuro, uma das maiores redes de lojas do sul do país. Nas terras férteis e prósperas do planalto médio, o Grupo Grazziotin estabeleceu suas raízes em Passo Fundo no dia 24 de maio de 1950, inicialmente atuando no ramo de atacado. Neste mês de maio, a empresa comemora 70 anos de uma história marcada pelo trabalho, ética, comprometimento e gestão de excelência que compartilha com clientes e amigos.

O sonho de investir e atuar no comércio partiu de Tranqüilo Grazziotin, com a instalação do Atacadão Grazziotin. O negócio, que já iniciou como atacado e varejo, comercializava os mais variados produtos. Sob o nome de J. Grazziotin & Cia Ltda. comprava e vendia cereais, ferragens, armarinhos, bazar, insumos agrícolas, sal, açúcar, alimentos enlatados, utensílios para o lar e máquina. Era o atacado e varejo de secos e molhados, tornando-se logo uma próspera casa comercial.

Após as duas décadas iniciais de atuação em Passo Fundo, em 1971, foi feita a opção pela expansão da rede com abertura de filiais. A primeira foi em Erechim, logo depois Carazinho, Marau, Cruz Alta e demais cidades. A Grazziotin dos anos 70, já com a segunda geração participando da administração, era uma empresa varejista, comercializando móveis, eletrodomésticos, bazar, ferragem e material de construção, com um sistema de comercialização de segunda vanguarda. Colocava a mercadoria ao alcance da mão do cliente, eliminando as prateleiras, as gavetas e tudo o que separasse o consumidor do produto.

O surgimento da rede

Em 1981 a razão social mudou para Grazziotin S/A. Deu-se início, então, a abertura da empresa em redes diferentes. Primeiramente a Grazziotin inicia o processo de modernização separando o material de construção do restante da loja, ficando o nome Grazziotin para a linha de moda e bazar.

No ano de 1984, foi criada a rede Tottal para materiais de construção, pois não ficaria adequado comercializar moda e material de construção numa mesma loja, tampouco com o mesmo nome. As lojas Tottal, hoje com nova marca, Tottal Casa & Conforto, trabalha com reforma, manutenção da casa, lazer e conforto para o lar.

A rede PorMenos foi criada em 1985, e se destaca por ser uma loja de descontos, apresentando linha popular de moda e bazar. Desde agosto de 1999, passou a se especializar em moda e a vender a prazo, pois até então só comercializava seus produtos à vista.

Também na década de 1980, em fevereiro de 1989, surgiu a rede Franco Giorgi, oferecendo produtos de moda masculina com marca própria e padrões internacionais. Seus produtos são fabricados nacionalmente ou importados.

Diferencial:

Todas as lojas do Grupo Grazziotin atuam com um moderno sistema de automação em todas as unidades, proporcionando a sua clientela, excelentes condições de consumo através de crediário flexível e do autosserviço. Destacam-se, ainda, por suas lojas departamentalizadas, com um organizado sistema de exposição dos produtos, assim como pelo moderno visual e layout. A Rede Grazziotin está localizada nos três estados do Sul.

Atualmente o Grupo Grazziotin possui 332 lojas e é presidido por Renata Grazziotin, neta do fundador da rede.

Na foto:

Na manhã desta quarta-feira, dia 27, estiveram presentes na Rádio Difusora, a Gerente Regional, Angela Kosinski e as gerentes das lojas do Grupo, em Bento Gonçalves: Lenise Lencina da PorMenos, Marciana Leseux, da Grazziotin e Adriana Araújo Munoz, da Tottal. Elas participaram ao vivo da programação e compartilharam com os ouvintes da emissora, as grandes promoções alusivas aos 70 anos do Grupo.

Mais informações e curiosidades podem ser conferidas em: https://www.grazziotin.com.br/