PT oficializa Lula como candidato à presidência

4ago2018---a-presidente-do-pt-gleisi-hoffmann-c-senadores-governadores-ex-ministros-e-outros-membros-do-partido-participam-de-convencao-nacional-que-oficializa-a-candidatura-de-lula-a-presidencia-1

O PT oficializou neste sábado (4) a candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva à eleição presidencial de 2018. O ex-presidente foi confirmado por aclamação dos cerca de 600 delegados que participaram do evento em São Paulo.

O nome de Lula foi oficializado pela presidente do partido, senadora Gleisi Hoffmann (PR), que pediu aos presentes que levantassem máscaras com o rosto do petista se o quisessem como candidato.

Em tese, a condenação em segunda instância na Operação Lava Jato deixa o ex-presidente inelegível pelos critérios da Lei da Ficha Limpa. Mesmo assim, o PT diz que vai registrá-lo. A legalidade da candidatura depende de uma análise da Justiça Eleitoral.

Lula lidera as principais pesquisas de intenções de voto para a corrida presidencial. Nos cenários sem ele, quem aparece à frente é o deputado federal Jair Bolsonaro (PSL-RJ). O petista foi presidente duas vezes (2003-2010) e concorreu em outras três oportunidades (1989, 1994, 1998). O evento deste sábado ainda formalizou o apoio do PCO ao PT. Horas antes, o PROS também anunciara aliança nacional com o Partido dos Trabalhadores.

 

Fonte: UOL