Projeto social contempla adolescentes com festa de 15 anos em Bento

face_11

Faltam poucos dias para o encerramento da quinta edição do projeto social Transformando Vidas, promovido pelo Gabinete da Primeira-Dama. No período que antecede a culminância, os 22 jovens integrantes fazem os últimos ajustes das roupas e ensaios para o grande dia. O evento está marcado para a noite do dia 18 de agosto, às 19h30, no Clube São Bento.

Até o ano passado, a iniciativa se chamava Sonhos de Menina Moça, voltada apenas para meninas debutantes. “O Gabinete viu a necessidade de contemplar meninos também. Por que não comemorar os 15 anos de um rapaz? Então, o projeto não podia mais ter o mesmo nome”, explica a primeira-dama de Bento Gonçalves, Cynthia Pasin.

Desde abril, os adolescentes, sendo 14 meninas e oito meninos, tiverem encontros semanais com oficinas de preparação para vida e mercado de trabalho, além de debates sobre áreas da saúde e beleza, confecção de currículos, entre outros. Neste período, a ação contou com a ajuda de empresas de transportes no custeio de passagens e lanches.

O adolescente Ryan Ferreira Lima conta que gostou muito dos cursos e que isso mudou sua rotina e relação familiar. “Tivemos muitos momentos legais juntos. O que mais gostei foi a parte que ensinaram como se portar numa entrevista de emprego. Isso foi muito bom para mim, pois eu comecei a perder a timidez, e, hoje, passo a escutar mais as pessoas”, pontua.

Além disso, desde a edição passada, o projeto encaminha os participantes para o Jovem Aprendiz por meio do SENAC/SENAI. “Sempre tivemos o intuito de fazer a diferença na vida destes adolescentes, promover a inclusão social, orientar psicologicamente, tratar sobre a auto-estima, conflitos familiares, entre outros. O encaminhamento ao mercado de trabalho é mais um objetivo alcançado. É mais do que oferecer a oportunidade do primeiro emprego, é mudar a realidade de um jovem”, destaca a primeira-dama.

A adolescente de 15 anos, Érica Noronha trabalha no Hospital Tacchini e foi uma das contempladas pelo Jovem Aprendiz. “Este é o meu primeiro emprego e estou gostando muito. Trabalho no setor Administrativo, então faço um pouco de tudo, RH, entre outros”, afirma.

Com esta edição, o projeto já beneficiou cerca de 85 adolescentes. Eles são escolhidos por meio do Cadastro Único e, além de realizarem o sonho de celebrar esta fase de transição, participam de diversas atividades de promoção ao bem-estar, saúde e cidadania.

O sucesso do programa deve-se, também, ao apoio de parceiros. Cada um dos integrantes conta com um casal de padrinhos, que auxiliam na confecção do vestido, na compra do terno, gravata, sapato, entre outras despesas.

O 5º Transformando Vidas conta com a parceria dos seguintes padrinhos: Adhapt Atelier, CIC, ExpoBento, Promoserra e Sociedade 20 de Novembro, Sindilojas, FTEC, CDL, Di Paolo, Farmácia Flor Essência, Italínea Móveis, Caitá Supermercado, Datamais, Sicredi, Imperbrás, Sérgio Giacomello, Clínica de Cardiovascular Dr. Pisani, Todeschini S.A., OAB e Dupont Spiller.

 

 

Fonte: Prefeitura de Bento

Foto: Arquivo