Projeto “Laços Patrimoniais” recebe repasse de R$ 50 mil da Secretaria de Estado da Cultura

O projeto “Laços Patrimoniais: construindo um inventário colaborativo para Bento Gonçalves” recebeu nesta quarta-feira, 20, o repasse de R$ 50 mil da Secretaria de Estado da Cultura. O projeto foi selecionado no âmbito do Edital SEDAC nº 01/2019 “FAC Educação Patrimonial”.

A última lista do inventário foi produzida em 1996 sendo necessário realizar novos estudos para a compreensão das dinâmicas patrimoniais do município. Assim sendo, será elaborado um inventário dos bens edificados produzido em parceria com as comunidades da região. De acordo com a muséologa do Museu do Imigrante, Deise Formolo, “essa retomada do inventário será essencial para a preservação que busca as diversas manifestações culturais de natureza material. As construções rurais e urbanas são provenientes de uma arquitetura de linguagem própria, vernacular, de base artesanal e simples. Essa ação busca a recuperação da memória construída de um povo que fortalece o sentimento de pertencimento da população com o seu local”.

A primeira fase do “Laços Patrimoniais” compreende adquirir recursos materiais, contratação de um historiador e de um fotógrafo, seleção dos locais rurais e urbanos para o mapeamento, definição de abordagem histórica e arquitetônica para a pesquisa, agendamento das rodas de conversa  – Oficinas de Educação Patrimonial.

“No final do projeto será lançado um livro e uma exposição. Com certeza é um trabalho de fôlego que abrange desde a saga dos imigrantes até os dias atuais que se concretiza num banco de dados que valoriza a salvaguarda do patrimônio material de Bento Gonçalves”, destaca o secretário de Cultura e presidente da Fundação Casa das Artes, Evandro Soares.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social

Arte: Divulgação/Fundação Casa das Artes/Museu do Imigrante