Projeto Guardiões da Praça CEU apresenta ciclo de palestras educacionais em Bento

A partir desta quinta-feira, 13, a Praça CEU promove o projeto “Guardiões da Praça CEU”, que compreende um ciclo de palestras relacionadas às áreas da Saúde, Educação Ambiental e Segurança para crianças. Os encontros ocorrem às 10h30 e às 15h. Para mais informações: 3452.0003.

Patrícia Da Rold, coordenadora da Praça CEU, ressalta que “a ideia surgiu de repassarmos uma orientação às crianças e adolescentes que frequentam nossos espaços, sobre temas diversos que possam vir a agregar seus conhecimentos e torná-los cidadãos mais preparados para situações do dia a dia”.

Após cada palestra, os alunos se reunirão em grupos para registrar em cartazes o que vivenciaram, finalizando o projeto com a exposição dos trabalhos e entrega do Certificado de Guardiões da Praça CEU, já que poderão com o aprendizado tornar-se guardiões não só do nosso espaço, mas também de suas casas, escolas e ruas.

No dia 13 de fevereiro, a nutricionista Nara da Silveira abordará assuntos sobre educação nutricional para crianças e adolescentes destacando: “como ter uma boa alimentação, incluindo todos os grupos alimentares, o guia alimentar para a população brasileira criado pelo Ministério da Saúde, os dez passos para uma alimentação saudável e atividade lúdica envolvendo alimentação e saúde. Procurando assim, conscientizar os jovens a ter uma alimentação mais saudável e com mais saúde”.

No dia 20, ocorre a palestra sobre Meio Ambiente. O setor de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente abordará tópicos como: o que é resíduo, quais são os resíduos especiais e como descartá-los, os dias e horários das coletas, a separação e descarte correto dos resíduos e a importância da reciclagem para a renda das famílias que dependem desses materiais.

E no dia 27, a Guarda Civil Municipal dará dicas de segurança para as crianças que devem ser utilizadas dentro e fora da sala de aula, atenção e respeito com os professores, funcionários e colegas.

A Chefe de Gabinete da Secretaria de Segurança, Maria de Fátima Siqueira, ressalta que “este trabalho de orientação para os jovens é de extrema importância para todos, que abrange os alunos, profissionais da educação e funcionários. Com isso, queremos aproximar cada vez mais a população da Guarda Civil Municipal, neste caso, em especial as nossas crianças, levando maior segurança nesta etapa importantíssima para a formação do indivíduo”.

O secretário de Cultura e presidente da Fundação Casa das Artes, Evandro Soares, ressalta que “a Praça CEU tem, também, o objetivo de formar cidadãos. O projeto ‘Guardiões do CEU’ tem o propósito de abordar assuntos que estão diretamente ligados com o nosso dever com o meio que nos cerca e com o próximo partindo de si mesmo. E isso reforça os laços de pertencimento ao local e ao entorno reforçando sua atuação no meio social enquanto ser individual e coletivo”.

Assessoria de Comunicação Social

Arte: Divulgação/SECULT