Projeto FIMMA Marceneiro: uma ação voltada para o pequeno empreendedor

FIMMA

Um dos objetivos da FIMMA Brasil 2017 – Feira Internacional de Máquinas, Matérias-Primas e Acessórios para a Indústria Moveleira –  é disseminar a cultura empreendedora entre os pequenos empresários. Em decorrência, nos dias 29, 30 e 31 deste mês, compondo a programação oficial da feira, serão desenvolvidas duas ações integrantes ao projeto FIMMA Marceneiro: o Workshop de Móveis e o Espaço Marceneiro.

O foco é promover o desenvolvimento sustentável das micro e pequenas empresas do ramo da marcenaria, oferecendo atividades direcionadas para facilitar o acesso às informações, bem como aproximar os profissionais destes segmentos de negócios e das novidades do setor.

Entre as palestras que serão ministradas estão “Design Estratégico Aplicado ao Setor Moveleiro”, “Inovação para Sustentabilidade da Marcenaria”, “Marcenaria Artesanal”, “Marcenaria na era Digital” e “Set UP de Máquinas e sua Relação com o PCP”.

Os temas abrangerão gestão administrativa, design estratégico, produção conectada, mercado, inovação e tecnologia. “Para escolher os assuntos que serão tratados, observamos o mercado e as necessidades de conhecimentos que o profissional deste ramo precisa ter”, destaca o presidente da FIMMA Brasil, Rogério Francio.

Para o designer Marcos Batista, que vai ministrar as palestras “Design & Negócios, Conexão Emocional” e “Estratégias para Potencializar seu Negócio”, o FIMMA Marceneiro, proporciona a interação dos profissionais, micro e pequenos empresários do setor com todo o ecossistema empreendedor e inovador. “Isso acontece por meio de um conjunto de informações, com debates e palestras relevantes para a evolução do seu negócio”, salienta.

Considerado pelo mercado um criador contemporâneo, o designer Fernando Mendes aponta outro aspecto positivo do projeto: sua grande importância no cenário de valorização do design e da marcenaria vivido. “O FIMMA Marceneiro atende ao pequeno e médio fabricante e também a grande indústria, colaborando para o desenvolvimento da arte da marcenaria, que foi o suporte para as primeiras manifestações de design de produto no Brasil”, avalia ele, que vai apresentar a palestra “Marcenaria Artesanal”.

Idealizadora da escola itinerante Marcenaria Sustentável, que criou a única rede social e de negócios do ramo da marcenaria, Simone Nascimento falará sobre o tem “Inovação para Sustentabilidade da Marcenaria”. Segundo a profissional, o projeto reforça o compromisso da feira em atender aos interesses da cadeia de valor do setor moveleiro. “Em um cenário de grandes desafios, é fundamental apoiar a micro e pequena empresa, atuando na base de seu desenvolvimento sustentável com ações de capacitação e inovação. Sinto-me honrada em participar deste grande evento”.

Para o diretor do Prêmio Salão de Design/SINDMÓVEIS, Eduardo Nuncio, o FIMMA Marceneiro tem um papel fundamental no desenvolvimento, profissionalização e estruturação de conhecimento para essas empresas que ajudam a desenvolver a cadeira moveleira. “Nós, do Sindmóveis e do Prêmio Salão Design, nos sentimos felizes em participar desse projeto e, principalmente, em poder compartilhar a história do Prêmio”, destacou ele, que vai abordar “A Marcenaria no Salão Design” durante o evento.

Além das diversas palestras do Workshop, a ação contará com o “Espaço Marceneiro”, onde os alunos do SENAI/FIERGS demonstrarão na prática as etapas da fabricação de mobiliário.

No total, serão produzidos 40 móveis – com contribuição também da SAYERLACK e BERNECK na confecção e pintura dos mesmos – que serão doados posteriormente para as creches carentes do município de Bento Gonçalves. “É uma prática da MOVERGS realizar ações sociais. E também queremos que os alunos demonstrem, dentro da feira, o que acontece no dia-a-dia das pequenas empresas”, finaliza Francio.

O projeto FIMMA Marceneiro tem apoio da HOMAG, da SAYERLACK, da BERNECK, do SEBRAE, do SENAI/FIERGS, da ABIMÓVEL.

Promovida pela MOVERGS, a FIMMA Brasil 2017 acontece de 28 a 31 de março, em Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul.
Mais informações:

Dia 29 de março
9h: Recepção
9h30min: Set UP de Máquinas e sua Relação com o PCP – Renato Bernardi, Instituto SENAI de Tecnologia em Madeira e Mobiliário
10h20min: Design Estratégico Aplicado ao Setor Moveleiro – Marcos Batista, Studio Marcos Batista
11h10min: Inovação para Sustentabilidade da Marcenaria – Simone Nascimento, Rede Social Marcenaria Sustentável
11h30min: Tendência de Móveis Híbridos – Andrea Colin Corrêa – Berneck

Dia 30 de março
9h: Recepção
9h30min: Troca Rápida de Ferramentas – Fábio Lopes Ferreira, Instituto SENAI de Tecnologia em Madeira e Mobiliário
10h20min: Marcenaria Artesanal – Fernando Mendes, Atelier Fernando Mendes
11h10min: Marcenaria na era Digital – Jucielton Santos, J&J Marcenaria

Dia 31 de março
9h: Recepção
9h30min: Novas Tecnologias em Ferramentas para o Setor Moveleiro – Alexandre Luis Franceschi e Márcio Zaffari – Wirutex
10h20min: A Marcenaria no Salão Design – Eduardo Núncio, Prêmio Salão Design, Sindmóveis BG
11h10min: Produção Conectada na Marcenaria – Carlos Eduardo Hoffmann, Marcenaria Novo Espaço

Fonte: Insider2 Comunicações