Projeto EnCantos integra comunidade por meio da música em Bento

A comunidade de Bento Gonçalves vai, pouco a pouco, entrando no clima da Festa Nacional do Vinho – que, depois de oito anos, torna a ocorrer no município, entre os dias 13 e 23 de junho, de forma integrada a ExpoBento, com realização assinada pelo Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves.

As ações de mobilização para o retorno da Fenavinho estão cada vez mais frequentes na agenda local. Na tarde de domingo (26), por exemplo, quem aproveitou o dia de sol na praça Achyles Mincarone, no bairro São Bento, pôde conferir, também, as apresentações musicais do projeto EnCantos. A iniciativa presenteia a comunidade com shows temáticos, valorizando a cultura local.

No palco, o pianista Rodrigo Soltton e o Coral Vale dos Vinhedos, regido por Camila Farina, apresentaram diversas canções tradicionais, com destaque para os clássicos gaúchos, reinterpretados em arranjos musicais emocionantes.

Essa foi a segunda apresentação do projeto EnCantos em 2019. A primeira ocorreu na tarde de 18 de maio, na praça da Rosas. Quem ainda não assistiu ou deseja rever o show pode se programar para a terceira e última performance, que ocorrerá no dia 1º de junho, próximo sábado, às 15h, na Via Del Vinho. A entrada é franca. Essa data marca, também, a reinauguração do Vinho Encanado, que estará sendo comercializado ao público na Casa do Vinho, a partir das 11h desse dia.

O projeto EnCantos é uma realização do Centro da Indústria, Comercio e Serviços de Bento Gonçalves, com o patrocínio de Orquidea e Vinícola Miolo; com apoio de Fenavinho, ExpoBento, Dia do Vinho e Prefeitura Municipal de Bento Gonçalves e financiamento da Secretaria de Estado da Cultura. A ação foi viabilizada pelo CIC-BG com recursos captados via Lei de Incentivo a Cultura, junto a empresas da região. A LIC é uma forma legal de a iniciativa privada incentivar promoções culturais – destinando um percentual do valor a ser arrecadado pelo ICMS, no formato de substituição tributária, amparando a realização de projetos que beneficiam diretamente a comunidade. Todas as empresas podem ser apoiadoras de projetos da LIC.

Serviço

O quê: projeto EnCantos, com Rodrigo Soltton e Coral Vale dos Vinhedos

Quando e onde: dia 1º de junho, às 15h, na Via del Vino (Centro)

Quanto: entrada franca

Fonte e foto: Barbara Salvatti/Exata Comunicação