Projeto Educação Emocional realiza novas ações nos educandários

O Projeto Educação Emocional, que está sendo desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação (SMED) de Bento Gonçalves, tem a iniciativa de educar estudantes, familiares e profissionais da educação sobre a natureza e o  funcionamento e importância das emoções, visando o desenvolvimento da empatia, promoção da saúde mental e prevenindo transtornos mentais na infância.

Responsáveis pelo projeto, as psicólogas Suelen Bordignon, Nádia De Cesaro e a professora Graciela Tramontina Poletto, realizaram novas ações nas EMEFs Santa Helena, Professora Vânia Medeiros Mincarone e Professor Noely Clemente de Rossi. Na tarde do dia 28 de julho, o grupo de trabalho do Projeto Educação Emocional reuniu as equipes diretivas destas três escolas envolvidas. O momento teve o objetivo de discutir o tema das emoções, auxiliando as equipes na compreensão, reconhecimento e manejo de situações cotidianas com crianças no que tange ao desenvolvimento emocional.

Seguindo o cronograma, no dia 4 de agosto, tiveram início os encontros com as 125 crianças participantes do projeto. Esses momentos contam com a condução dos estagiários de psicologia e pedagogia, sendo supervisionados pelas profissionais da SMED. Cada encontro acontece durante o período de aula, com a participação da professora titular de cada turma e seguindo os protocolos sanitários vigentes de combate ao coronavírus para as atividades escolares. A proposta converge para o disposto na Base Nacional Comum Curricular no que se refere ao desenvolvimento das habilidades socioemocionais.

A professora Noeli Kinalski, da EMEF Professor Noely Clemente de Rossi, ressalta o caráter pedagógico: “trabalho maravilhoso, extremamente importante para os educandos aprenderem a nomear e a reconhecer as emoções, saber identifica-las não somente em si, mas também nos outros”.

A orientadora educacional da EMEF Santa Helena, Cassiane Postal, expressa seu sentimento sobre o potencial do Projeto Educação Emocional: “abraçamos o Projeto pensando exclusivamente no bem-estar dos nossos pequenos. Agradecemos à equipe pela oportunidade”.

Ocorreu ainda, na noite da última segunda-feira (16), o primeiro Encontro com Famílias do Projeto Educação Emocional, em formato de live, no canal oficial da SMED do YouTube. A secretária de Educação, Adriane Zorzi, ressaltou a importância do trabalho que vem sendo realizado e do envolvimento das famílias na proposta. As psicólogas Nádia de Cesaro e Suelen Bordignon conduziram o encontro e explanaram a função das emoções, conversando sobre situações comumente vivenciadas por crianças, exemplificando aos pais e responsáveis maneiras assertivas de manejo, identificação e validação das emoções.

Assessoria de Comunicação Social

Fotos: Divulgação/SMED