Programas municipais incentivam produções orgânicas em Cotiporã

Investir em produção orgânica é incentivar o agricultor a buscar alternativas criativas que garantem a qualidade do produto, além de enaltecer o espírito empreendedor da comunidade. Nos últimos anos, a prática se tornou mais recorrente no município de Cotiporã.

Atualmente, oito famílias cotiporanenses trabalham com o cultivo orgânico certificado de hortaliças, frutas, grãos, plantas bioativas, cogumelos e brotos comestíveis, os quais são comercializados em todo o estado, bem como, compõem parte do cardápio oferecido na merenda escolar da rede municipal de ensino.

Através dos programas de incentivo oferecidos pela Administração Municipal, os produtores contam com acompanhamento de técnicos especializados em agricultura orgânica, os quais visitam as propriedades e auxiliam no desenvolvimento da produção.

– Saiba mais sobre o programa “Terra Fértil”:

Desde 2018, os produtores do município podem corrigir a acidez do solo e aumentar a produtividade através da utilização do calcário disponibilizado gratuitamente pela Administração Municipal. Até o momento, mais de 100 famílias foram beneficiadas com duas mil toneladas de calcário. Ainda por meio do programa “Terra Fértil”, a Administração Municipal disponibiliza, gratuitamente, o transporte de composto orgânico, pó de rocha e cinza calcítica.

O programa visa auxiliar o agricultor em suas produções, garantir maior produtividade e qualidade das mesmas.

Fonte e foto: Município de Cotiporã