Programa social da Prefeitura de Bento oferece capacitação no Senac

IMG_2766

Com objetivo de aperfeiçoar, qualificar e oportunizar o acesso para o mercado de trabalho, a Secretaria de Habitação e Assistência Social, por meio do Programa ACESSUAS está realizando a capacitação dos beneficiários do Bolsa Família e do Benefício de Prestação Continuada (BPC). Nesta terça-feira, 17, cerca de 15 pessoas iniciaram o curso de Lanches Rápidos, no Sistema Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC-BG) parceiro do projeto.

Os participantes são encaminhados através do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) I, II, III e Centro De Referência Especializado de Assistência Social (CREAS). Nesta primeira parte do projeto participam moradoras do Conceição, Vila Nova II e III, Zatt, Municipal, Ouro Verde, Progresso e Fenavinho.

No total serão 12 encontros, todas terças e quartas-feiras. As aulas serão de salgados, doces, entre outros e são ministradas pelo professor, Lucindo Junior. Para a moradora do Zatt, Patrícia Luciana Plein o curso está sendo “maravilhoso, estou aprendendo muitas coisas novas. Técnicas e novos sabores. Estou amando”, disse. A felicidade é dividida com a aluna Ângela Gonçalves Ricardo, do bairro Municipal. “Fiquei muito contente em ser convidada pela equipe do Acessuas, ótima oportunidade”, afirma.

Com a mão na massa dos risoles, Suzete Guterres da Mota, moradora do Zatt destacou a importância da realização do curso. “To feliz em aprender coisas novas, e agradeço a oportunidade que a Prefeitura esta nos dando. Hoje é muito difícil conseguir trabalho, e essa qualificação abre portas”, concluí.

Para a Secretária Milena Bassani, o principal objetivo das capacitações ofertadas “é realizar a qualificação dos usuários dos serviços socioassistenciais propiciando assim ingresso no mercado de trabalho bem como sua autonomia financeira”, disse.

O Prefeito Guilherme Pasin, que acompanhou as atividades da turma ressaltou que o melhor programa social é o emprego. “São novas oportunidades, que provavelmente vão fazer aflorar nestas alunas o espírito empreendedor. Muitas podem sair deste curso fazendo salgadinhos para festas. Outras vão começar seu negócio no bairro. Fico com muito orgulho de ver todas com esse sorriso no rosto e aproveitando cada novo conhecimento”, destaca.

Informações: 3055-7337.

Vagas de trabalho

Somente no primeiro semestre deste ano, através do ACESSUAS, 678 pessoas tiveram seus currículos enviados para oportunidades no Município. Do total de encaminhamentos, 386 munícipes, correspondendo a cerca de 60%, foram contratados para trabalhar na Rede de Supermercados Caitá, nas obras do novo Ceacri Carrossel da Esperança e do novo Presídio, além da inserção no Programa Jovem Aprendiz. As seleções das empresas abrangeram principalmente os bairros Vila Nova I e II, Eucaliptos e Municipal.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura

Foto: Emanuele Nicola