Programa de Georreferenciamento é tema de bate-papo na Rádio Difusora

O Programa Novo Rumo foi tema de um bate-papo na manhã desta quarta-feira, dia 21, durante o Sentinelas do Rádio, da Rádio Difusora. Participaram da programação da emissora o comandante do 3° Batalhão de Policiamento de Áreas Turísticas (3º BPAT), Tenente Coronel Paulo César de Carvalho, o Subcomandante Major Luis Fernando Becker, e Rogério Schu dos Santos, comandante da 1° Cia.

Dentre os assuntos tratados, os policiais destacaram o intuito de implementação do Programa Novo Rumo, que tem por objetivo otimizar a prestação de serviços da corporação nas áreas rurais de todo o estado do Rio Grande do Sul.

Algumas fases que são essenciais para a implantação do programa incluem:

– Levantamento de coordenadas geográficas das propriedades rurais, com a respectiva qualificação de dados dos proprietários, arrendatários ou residentes responsáveis;

– Inserção dos dados coletados em planilha própria, que poderão ser cadastrados pelo próprio agente público que acessar as propriedades, conforme fase anterior;

– Inserção dos dados constantes da planilha nos aparelhos de GPS, o qual possibilitará, com a consulta rápida do Código da Propriedade (a ser definido posteriormente ao cadastramento), o trajeto mais rápido para atendimento das demandas policiais ou de outros Órgãos de Administração;

– Colocação nas localidades georreferenciadas de placas identificativas do Programa Novo Rumo, onde constem as coordenadas geográficas e o código da propriedade.

Conforme a Brigada Militar, a proposta permite vantagens para diversas áreas do Poder Público, através da otimização de tempo para a prestação de serviços, redução de despesas públicas, agilidade em buscas, resgates, socorros e combate a incêndios por parte dos bombeiros, na saúde: respostas rápidas das ambulâncias pela exatidão dos dados de GPS e na educação: menor tempo de deslocamento com consequente redução de despesas.

A BM reforça que é através da comunhão de todos os esforços disponíveis das lideranças políticas e sociais que se busca a ampliação da ideia, com a necessidade de:

-Aquisição de aparelhos de GPS
-Prestação de serviço para o levantamento dos dados a serem cadastrados.
-Prestação de serviço para inserção dos dados cadastrados, conforme planilha, nos aparelhos.
-Aquisição/manufatura de placas identificativas do Programa Novo Rumo, a serem postas nas propriedades georreferenciadas.

Em fase inicial e com o objetivo de apresentação breve do Programa, o Policiamento Comunitário da Brigada Militar já vem realizando visitas às famílias rurais de Bento Gonçalves. Por esse motivo, é importante que os agricultores recebam os policiias para que possam compreender a dinâmica do Novo Rumo. As próximas fases do projeto serão divulgadas.

Fonte e foto: Central de Jornalismo da Rádio Difusora

(Na imagem: Tenente coronel – Paulo César de Carvalho (centro) – Major Luis Fernando Becker (esquerda) – Capitão Rogério Schu dos Santos (direita))