Programa Bento+Vida – Seu filho em segurança realiza primeiro encontro

O primeiro encontro do Programa Bento +Vida – Seu filho em segurança, desenvolvido em Bento Gonçalves, ocorreu nas dependências da Fundação Casa das Artes, no sábado passado, dia 9. Cerca de 200 participantes compareceram no curso que é organizado pela Secretaria de Educação em parceria com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Corpo de Bombeiros Militar e Defesa Civil. A iniciativa inédita no Rio Grande do Sul promoveu no ano passado a capacitação de 900 profissionais de 19 escolas infantis Rede Municipal de Ensino.

Neste ano, a segunda edição do programa teve a presença de professores e funcionários de estabelecimentos de ensino privados infantis. O município de Bento Gonçalves está de acordo com a Lei Nº 13.722, 4 de outubro de 2018 que torna obrigatória a capacitação de noções básicas de primeiros socorres que engloba tipos de procedimento imediato para acidentes domésticos, queimaduras, luxações e fraturas ósseas, equipamentos, aspectos legais e atividades práticas, bem como, a forma adequada de acionar os Bombeiros, a conscientização em relação aos trotes e como atuar quando o aluno se engasgar ou tiver uma parada cardíaca.

De acordo com a secretária de Educação, Iraci Luchese Vasques, a meta de 2019 é ter todos os profissionais, das escolas da Rede Municipal de Ensino capacitados até julho: “É um trabalho contínuo, pois, de acordo com a Lei, é preciso qualificar de acordo com a demanda anual de alunos e profissionais que integram o quadro da educação municipal, no âmbito infantil, básico e fundamental, abrangendo os educandários particulares, estaduais e municipais”.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social
Foto: Jose Martim Estefanon