Profissionais da saúde de Bento participam de qualificações

secretaria_da_saude

A Secretaria Municipal de Saúde ofereceu, em 2017, capacitações de qualificação aos profissionais do setor. Ao todo, foram 317 encontros desenvolvidos pelo Núcleo Municipal de Educação Permanente em Saúde de Bento Gonçalves (NUMESC/BG).

Foram mais de 1.600 horas de encontros abertos ao público, o que totaliza no último ano uma média de 2.590 horas de capacitações para funcionários da Saúde de Bento. De acordo com a coordenadora do Núcleo, Núbia Beche, as atividades em 2017 foram direcionadas a educação permanente para a qualificação da Atenção Básica e Urgência e Emergência e muitas destas foram desenvolvidas no próprio local de trabalho avaliando e discutindo a realidade local. “Na mesma proposta, especialistas como cardiologista, endocrinologista e psiquiatras realizam, mensalmente, o matriciamento da equipe de saúde, discutindo de maneira interdisciplinar os casos mais complexos e resolvendo a maioria destes na atenção básica, não demandando a necessidade do encaminhamento para serviço especializado. Aproximadamente 80% dos casos são solucionados na Atenção Básica”, afirma.

Os encontros abordaram temas como Ética no Trabalho, oficinas de Urgência e Emergência na Atenção Básica, rodas de conversa sobre Luto, Adolescência, ISTs- Infecções Sexualmente Transmissíveis na terceira idade, Pré-natal masculino, descarte de resíduos, vacinas, tabagismo, entre outros.

Para o secretário de Saúde, Diogo Segabinazzi Siqueira, as capacitações ocorrem para garantir uma qualidade nas ações técnicas dos funcionários. “É uma forma de qualificar principalmente o concursado, para assim, desmistificar a ideia de que o concursado não precisa de qualificação, após ingressar no serviço público. Desta forma conseguimos ofertar isso aos nossos funcionários, para que exista uma satisfação pessoal, mas principalmente para podermos oferecer aos nossos cidadãos uma saúde cada vez melhor”, salienta.

 

Fonte: Prefeitura de Bento