Principal causa de interrupções de energia é número de árvores tombadas, diz RGE

O temporal que atingiu o Rio Grande do Sul, entre o final da tarde de domingo e começo da madrugada de segunda-feira, castigou as redes de distribuição de energia da RGE e RGE Sul em diferentes regiões do Estado. Com ventos de até 130 km/h e volume de chuva acentuado, o temporal causou graves danos como o rompimento de cabos, avaria em equipamentos como transformadores e religadores, especialmente pela incidência de granizo.

A principal causa de interrupções, no entanto, deve-se ao número de árvores que tombaram sobre a rede e objetos lançados contra o cabeamento das concessionárias.

Além de mobilizar equipes de campo, vale ressaltar que a RGE e RGE possuem tecnologia para identificar as principais ocorrências no seu sistema elétrico e têm como praxe adotar medidas necessárias para o restabelecimento, sempre priorizando as cargas essenciais, tais como hospitais, postos de saúde, captação de água, prédios públicos, UTI domiciliares e outros.

Entretanto, por causa do volume de ocorrências, o nossos Call Centers (0800 970 0900 – 0800 707 7272) podem passar por congestionamentos em determinados momentos. Por isso, os consumidores contam outros canais de atendimento para informar à RGE e RGE Sul sobre problemas de falta de energia elétrica:

Pela internet: www.rge-rs.com.br e www.rgesul.com.br

Pelo SMS Center:

RGE: SMS com a palavra LUZ + Código de Cliente para 27350 (se nunca usou o serviço, mandar antes IN + Código de Cliente para o mesmo número para cadastro)

RGE Sul: SMS com o Seu Código para 28410

Aplicativo para smartphone: CPFL Energia, no qual estão disponíveis os serviços da RGE. O aplicativo está disponível gratuitamente para iOS, Android e Windows Phone.

Fonte: Divulgação RGE