PRF em Caxias do Sul divulga balanço operacional de 2018

23c17e67-ae77-42c7-bc65-33251772ac8c

Incremento na fiscalização de trânsito e combate ao crime foram registrados no período

No ano de 2018, a Polícia Rodoviária Federal em Caxias do Sul se destacou por reforço na atuação tanto na área criminal, com números crescentes em apreensão de drogas em sua circunscrição, atendidas por Unidades Operacionais em Caxias do Sul, Nova Petrópolis e Vacaria, quanto na fiscalização de trânsito e redução de acidentes.

Com aproximadamente 23 mil veículos fiscalizados, índice 47% superior ao ano de 2017, a fiscalização de alcoolemia também foi incrementada, com 13.869 mil testes realizados, índice 11,5% maior que o ano anterior, sinalizando uma média maior que um teste de etilômetro a cada dois veículos abordados, reforçando a diretriz da PRF no combate da alcoolemia no trânsito. No comparativo dos anos, o número de flagrados dirigindo sob o efeito de álcool não variou, com 411 condutores autuados por recusa ou constatação em cada um dos períodos. Já em relação às ultrapassagens, 1.490 irregularidades foram autuadas, índice 3% superior ao ano anterior.

Com o incremento da fiscalização, também registrou-se aumento no número de autuações, sendo 26.373 mil infrações lavradas (+12%). Excesso de velocidade corresponde a aproximadamente 40% desse total. Por irregularidades diversas, 1.492 veículos retirados de circulação no período (-8%).

Apesar da sinalização positiva nos indicadores de trânsito, com diminuição na ordem dos 40% nos acidentes atendidos pela PRF (336 em 2018 ante 564 em 2017), os mesmos se mostraram mais fatais, vitimando 14 pessoas no ano, contra 4 no período comparado. A região atendida pela Unidade Operacional de Vacaria registrou a maior parte dos óbitos em acidentes de trânsito, com um total de 10.

No combate ao crime, destaques para os 747 Kg de maconha apreendidas ao longo do ano e 33.9 Kg de cocaína. Ao todo, 377 pessoas foram detidas por crimes diversos, em sua maior parte por crimes de trânsito, como dirigir sob efeito de álcool, suspensão da carteira de dirigir, ou outros crimes do código de trânsito brasileiro.

A PRF em Caxias do Sul segue em 2019 com seu planejamento operacional visando a segurança nas rodovias federais da região da Serra Gaúcha e Campos de Cima da Serra, trabalhando cada vez mais integrada com os demais órgãos de segurança pública. Há expectativa para o reforço de efetivo com o concurso público em andamento, com o reforço de agentes e consequentemente incremento no policiamento, aguardado para o segundo semestre do ano.

 

Fonte: PRF