Presidente em exercício, Mourão e governador Leite discutem temas de interesse comum dos governos

Em sua terceira visita ao Rio Grande do Sul como vice-presidente da República, desta vez como presidente em exercício, o general Hamilton Mourão se encontrou, nesta sexta-feira (22), com o governador Eduardo Leite no Palácio Piratini.

A agenda começou com uma reunião de trabalho no gabinete do governador, em que trataram sobre temas de interesse comum dos governos estadual e federal. Além da Reforma da Previdência, foram discutidos os temas do Regime de Recuperação Fiscal, da segurança pública, incluindo a renovação da permanência da Força Nacional no RS e a captação de recursos para o sistema prisional gaúcho através do Fundo Penitenciário Nacional, e de investimentos para as obras de duplicação da BR-116, cuja aceleração foi reivindicada por representantes do sul do estado no início desta semana.

Classificando como uma conversa “aberta e leal”, Mourão agradeceu a oportunidade de retornar ao estado, sua terra natal, e de novamente poder se reunir com Leite para discutir, principalmente, os pontos que mais interessam ao RS.

“Uma coisa é muito clara: todo o país é uma corrente, e os elos dessa corrente são os estados que o compõe. Por isso, nenhum estado pode estar em dificuldade e compete, ao governo federal, em todos os momentos, auxiliar os estados a vencerem as suas dificuldades”, afirmou o presidente em exercício.

A primeira vez que Mourão veio ao Estado representando o presidente da República, Jair Bolsonaro, foi em fevereiro, para a abertura da Festa da Uva, em Caxias do Sul, e, na semana passada, participou do início da 20ª Expodireto, em Não-Me-Toque. Agora, pela primeira vez, veio como presidente em exercício, devido à viagem de Bolsonaro ao Chile.

Agendas na capital

Após deixar o Palácio Piratini, Mourão e Leite seguiram para uma reunião-almoço na sede da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs), onde também ocorre o seminário “Desafios de Uma Nação”, com os temas “Resgate da Pátria Amada Brasil” e “Segurança Pública”, com a presença do vice-governador e secretário da Segurança Pública, Ranolfo Vieira Júnior.

Na manhã deste sábado (23), Mourão prestigiará a solenidade aniversário do Colégio Militar de Porto Alegre, que completa 107 anos, onde estudou e, portanto, terá a oportunidade de encontrar seus ex-colegas e amigos.

Fonte e foto: Palácio Piratini