Prêmio Salão Design anuncia o primeiro grupo de jurados desta edição

Com modelo de avaliação diferente neste ano, serão 10 jurados divididos em dois grupos: o primeiro, técnico-funcional e o segundo, estético-criativo

Estudantes e profissionais de design têm até o dia 05 de setembro para inscrever seus projetos de mobiliário na 23ª edição do Prêmio Salão Design, promovido pelo Sindmóveis Bento Gonçalves há 31 anos. O modelo de avaliação dos projetos inscritos será diferente nessa edição. Serão 10 jurados divididos em dois grupos: os cinco primeiros farão a avaliação técnico-funcional dos memoriais inscritos.

São eles: a diretora técnica no Centro Brasil Design Ana Brum; a professora e autora Maria Cecilia Loschiavo dos Santos; o Head Designer do Grupo K1 Mateus Conceição; o analista de Serviços Técnicos e Tecnológicos do Instituto SENAI de Tecnologia de Madeira e Mobiliário Ricardo Dal Piva e a presidente da Associação Brasileira de Designers de Interiores Silvana Carminati Heckman.

A avaliação dos concorrentes vai ser em setembro e a divulgação dos selecionados para a segunda etapa, dia 10 de outubro. Na segunda etapa eliminatória, outros cinco jurados farão presencialmente a avaliação estético-criativa dos produtos finalistas e o anúncio dos vencedores vai ser em fevereiro do próximo ano. Os nomes que compõem essa segunda comissão julgadora serão divulgados até o final das inscrições, que encerram dia 05 de setembro.

As premiações serão de R$ 6 mil para estudantes e R$ 10 mil para profissionais. O diretor do Prêmio Salão Design, Eduardo Nuncio, ressalta a relevância desse projeto criado pela própria indústria moveleira, há 31 anos. “Em 1988, o Sindmóveis Bento Gonçalves percebeu o design como uma estratégia setorial de agregação de valor. Desde então, o prêmio vem cumprindo um papel crucial de promover talentos e aproximá-los da indústria. São três décadas de história com quase 15 mil projetos avaliados até hoje”, pontua.

Novas categorias

Outra mudança no regulamento diz respeito à tipologia de produtos que podem concorrer ao Prêmio Salão Design. Nessa edição, não haverá categorias para acessórios e iluminação, podendo ser inscritos apenas projetos de mobiliário. Serão cinco categorias, agora chamadas de desafios: Desafio dos Espaços em Transformação; Desafio da Identidade Brasileira 2020; Desafio do Uso do Painel; Desafio da Tecnologia Embutida e Desafio das Experiências Positivistas.

Com patrocínio de Berneck e Interprint do Brasil, o Prêmio Salão Design 2020 terá cerimônia de premiação e mostra dos vencedores na feira Movelsul Brasil, em março de 2020, em Bento Gonçalves (RS). Depois, os premiados ainda participam de exposição na High Design Home & Office Expo de 2020.

Mais sobre os jurados:

Ana Brum:

Diretora técnica no Centro Brasil Design e coordenadora geral do portal DesignBrasil.org.br. Possui graduação em Desenho Industrial, especialização em Engenharia de Produto e Design e Metodologia no ensino superior, mestrado em Desenvolvimento e Organizações.  Tem experiência na área de Desenho Industrial, com ênfase em Projeto de Produtos, atuando principalmente nos seguintes temas: projeto, produto, gestão do design, política pública e design sustentável.

Maria Cecilia Loschiavo dos Santos:

Professora titular de Design da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. Publicou vários livros, entre eles Móvel Moderno No Brasil, trabalho pioneiro sobre design de mobiliário brasileiro no século XX.

Mateus Conceição:

Designer com 20 nos de experiência no setor moveleiro, sendo os últimos 11 anos como Head Designer do Grupo K1. O grupo é uma das maiores empresas moveleiras da América Latina, possuindo 10 linhas de produtos, entre móveis, colchões, estofados e utilidades domésticas. Também é proprietário e diretor da Agencia K2, um centro criativo com 25 profissionais multidisciplinares nas áreas de arquitetura, design e marketing, no qual desenvolvem grandes projetos em múltiplas plataformas,  desde arquitetura residencial, comercial, efêmera, produtos, comunicação e marketing.

Ricardo Dal Piva:

Analista de Serviços Técnicos e Tecnológicos do Instituto SENAI de Tecnologia de Madeira e Mobiliário, prestando consultoria técnica e tecnológica na área de Madeira e Mobiliário. Detém experiência de 15 anos atuando na área moveleira com melhorias de processos, implantação de ferramentas de manufatura enxuta e implantação e assessoramento de sistemas de gestão da qualidade para certificação de produtos. Especialista do método TRIZ (Teoria de Resolução Inventiva de Problemas), metodologia Russa utilizada para criar soluções criativas e inovadoras para as indústrias.

Silvana Carminati Heckman:

Silvana Carminati Heckman é Bacharel em Design de Interiores pela Belas Artes São Paulo e especializada em Liderança de Pessoas e Gestão de Negócios, com foco em resultados. Ela conta com 20 anos de experiência como executiva na Gestão Comercial em importantes empresas do seguimento de design brasileiro. É presidente da ABD – Associação Brasileira de Designers de Interiores.

Siga o Prêmio Salão Design nas mídias:

www.facebook.com/premiosalaodesign

www.instagram.com/premiosalaodesign

https://br.pinterest.com/salaodesign/