Prefeitura promove ação alusiva ao Dia Mundial da Alimentação em Bento

O Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Bento Gonçalves (COMSEA), órgão vinculado a Secretaria de Habitação e Assistência Social, em parceria como Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) – Campus de Bento Gonçalves, realiza nesta terça-feira, 16, uma ação em comemoração ao Dia Mundial da Alimentação, com distribuição de material informativo na Via Del Vino e na Feira Ecológica.

O objetivo é incentivar o consumo de Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs), que são espécies que possuem uma ou mais partes comestíveis – folha, frutos, caules, sementes, flores -, sendo elas espontâneas (chamadas de inços, ervas daninhas) ou cultivadas (que não estão incluídas na nossa alimentação do dia a dia).

Na Região Sul, as PANCs mais encontradas são: Capuchinha (Tropaeolum majus), língua de vaca (Rumex sp), Dente de Leão (Taraxacum officinale), Tansagem (Plantago major), Camélia (Camellia japonica), Amor-perfeito (Viola x wittrockiana Gams) e Pulmonária (Stachys sp).

Essas plantas são nutritivas e fonte de vitaminas, minerais, fibras e proteínas. Além disso, são úteis para diversificação dos cardápios e dos nutrientes ingeridos e complementar a alimentação de forma econômica.

A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), comemora o Dia Mundial da Alimentação no dia 16 de outubro. Os eventos são organizados em mais de 150 países, tornando-se um dos dias mais celebrados no calendário da ONU. Esses eventos promovem conscientização e ação global para aqueles que sofrem com a fome e a necessidade de garantir a segurança alimentar e dietas nutritivas para todos.