Prefeitura de Caxias credencia laboratório da UCS para atender demandas da Secretaria da Agricultura

A partir de março deste ano as análises físico-químicas e microbiológicas de água para abastecimento interno e de produtos de origem animal exigidas pelo Serviço Municipal de Controle de Produtos Agropecuários de Origem Animal (COPAS-POA), podem ser realizadas pelo Laboratório de Análises e Pesquisas em Alimentos.

O Laboratório de Análises e Pesquisas em Alimentos (LAPA) da Universidade de Caxias do Sul, acreditado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), passa a ser um dos laboratórios oficiais para a realização das análises do Serviço Municipal de Controle de Produtos Agropecuários de Origem Animal (COPAS-POA) da Prefeitura de Caxias do Sul.

A partir de agora, os produtores rurais de Caxias do Sul poderão ter seus produtos analisados dentro do próprio município – anteriormente havia a necessidade de encaminhar as análises requisitadas pela Serviço Municipal de Controle de Produtos Agropecuários de Origem Animal a laboratórios de outras regiões do Estado.

O Laboratório de Análises e Pesquisas em Alimentos – criado em 1998, com o apoio da Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado, dentro do Programa de Polos de Modernização Tecnológica da Serra – passa então a prestar o serviço de análises físico-químicas e microbiológicas da água de abastecimento interno e de produtos de origem animal.

Localizado no Bloco 72 no Campus-Sede, integra a estrutura laboratorial do Instituto de Biotecnologia e tem seus ensaios acreditados pela Coordenação Geral de Acreditação do INMETRO. Reconhecido pela Rede Metrológica do Rio Grande do Sul, o Laboratório de Análises e Pesquisas em Alimentos integra a Rede Nacional de Análise de Alimentos.

Fonte: UCS