Prefeitura assina convênios do Fundo Municipal da Cultura em Bento

IMG_2007

Com o objetivo de patrocinar o desenvolvimento e a difusão de projetos ou produtos culturais e artísticos na cidade de Bento Gonçalves, foi realizada na tarde do dia 31 de outubro, no Salão Nobre da Prefeitura, a cerimônia de entrega de assinaturas dos convênios do Fundo Municipal de Cultura.

Foram disponibilizados recursos financeiros na ordem de aproximadamente R$ 662,876.05, fixando um teto de até R$ 33 mil por projeto cultural concorrente, sendo contemplados 25 projetos de segmentos artísticos como Teatro, Música, Literatura, Audiovisual, Patrimônio, Folclore e Dança.

Para Juliano Furlanetto que lançará seu primeiro livro de contos de terror e suspense, “O pacto”, em 2019, destaca que “no mundo da cultura tudo é sofrido e suado, sobram pessoas com talento e faltam chances para elas. Por isso é essencial que o FMC nos assegura e nos motiva essa tão sonhada chance, dando um empurrão inicial em nossas carreiras no meio cultural”.

Em seu pronunciamento, o secretário da Cultura e presidente da Fundação Casa das Artes, Evandro Soares, evidenciou a importância de investir em projetos culturais: “a aplicação de recursos para os projetos artísticos representa muito mais que sua área, trazendo benefícios para a sociedade como um todo, pois reflete um fluxo de idéias e vida que experimentamos e que se constitui como um direto básico da cidadania”.

O prefeito Guilherme Pasin destacou a política cultural do município: “conseguimos manter os investimentos em cultura, conseguimos conquistar a independência do meio cultural de Bento Gonçalves  na aprovação e alocação de recursos públicos para nossos artistas. Falta muito para evoluir, temos que criar ainda mais convicção para tornar pétreo tal instrumento que há seis anos faz vigorar”.

O evento prestou homenagem ao jornalista, escritor e radialista, Luiz Carlos de Lucena, falecido na última sexta-feira.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social

Fotos: Jose Martim Estefanon