Prefeitos da Amesne conhecem anteprojeto de Parque Tecnológico da UFRGS na Serra

Após a apresentação do anteprojeto das instalações do Parque Tecnológico Zenit da UFRGS na Serra Gaúcha, para os prefeitos de Farroupilha e de Flores da Cunha, respectivamente, Claiton Gonçalves e Lídio Scortegagna, no começo deste mês, a tarde desta sexta-feira, 14, na Câmara Municipal de Vereadores de Flores da Cunha, o compartilhamento destas informações chegou até os prefeitos da Amesne (Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste).

Com a presença do reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Rui Vicente Oppermann, e equipe, os gestores dos 36 municípios da Associação tomaram conhecimento das intenções da instituição de ensino que aproxima-se cada vez mais da região.

A projeção é de incrementar a inovação e empreendedorismo, com sustentabilidade, contemplando quatro edificações com cerca de 12 mil metros quadrados, além de um prédio principal com seis pavimentos que contará com espaço para startups e grupos de pesquisas.

Oppermann ponderou que trata-se de um coroamento da relação histórica da “UFRGS com a Amesne. Nunca se perdeu o compromisso de vir e de mostrar o interesse de se instalar na Serra. Agora esperamos que os prefeitos nos auxiliem na busca de financiamentos tanto no Congresso quanto no Governo Federal”, referiu.

Outra alternativa desenvolver a execução com Parcerias Público Privadas com o aval de empresas da região. O reitor relatou que não é uma certeza a estrutura estar pronta em 2020, conforme previa o prefeito Claiton Gonçalves, mas a proposta é sim uma realidade.

Disse mais, afinal ainda haviam dúvidas dos moradores da Serra, o “Campus UFRGS o local é Farroupilha”.

Reunião

O prefeito Guilherme Pasin, de Bento Gonçalves, presidente da Amesne, afirmou que “é um grande avanço pensando no aspecto regional. O Parque vai ser base de apoio para consultores atuarem inclusive dentro das próprias empresas”, lembrou.

Claiton Gonçalves, de Farroupilha, não esconde seu otimismo com a conquista da cidade que abrigará o Parque. Mas, voltou a comentar que “somos um único povo e única região. O sítio não é tão importante do que realmente a UFRGS vem fazer na Serra”, completou.

O anfitrião da reunião foi o prefeito de Flores da Cunha, Lídio Scortegagna. Após a Assembleia da Amesne os prefeitos dirigiram-se até a solenidade de abertura da Fenavindima. que acontece desta sexta, 14, até 1º de março.

Relembre

Em fevereiro de 2015, uma Assembleia da Amesne na cidade de Nova Pádua culminou com a aprovação dos prefeitos da Amesne, em maioria absoluta, da instalação do campus Serra em uma área no Vale dos Vinhedos, entre os bairros Borghetto e Garibaldina, entre Bento Gonçalves e Garibaldi, pertencente a Embrapa Uva e Vinho. Contudo, houve mudança de rumos e o chamado “Marco Zero da UFRGS na Serra” foi mesmo oficializado para Farroupilha.

 

Fonte: Central de Jornalismo da Difusora

Com informações e fotos do repórter Airton Ferreira, direto de Flores da Cunha