Prefeito Pasin anuncia retomada gradual das atividades do comércio e outros setores em Bento

O prefeito de Bento Gonçalves, e presidente da Amesne (Associação dos Municípios da Enconsta Superior Nordeste) Guilherme Pasin, publicou novo decreto flexibilizando de imediato as atividades do comércio, academias, Shopping Centers, feiras, entre outras, que estavam suspensas há quase um mês.

Pasin realizou uma transmissão ao vivo pela página da Prefeitura de Bento Gonçalves, na rede social facebook, divulgando as medidas. Na manhã desta quinta, o prefeito já havia comunicado a reabertura de forma controlada do setor do comércio, diferentemente do que havia sido determinado em anúncio do Palácio Piratini para Região Metropolitana da Serra Gaúcha na quarta-feira. nesta manhã após um reunião entre o chefe do executivo e o governador Eduardo Leite, foi permitida a flexibilização por parte dos municípios da Serra.

O prefeito iniciou a transmissão destacando que a contaminação por coronavírus, é uma fato real, que boa parte da população será infectada, mas que as iniciativas do poder público e da iniciativa privada garantem a retomada gradual das atividades, entre elas a construção de 40 novos leitos de isolamento na UPA 24h, oito mini-leitos de UTI, além dos novos leitos do Hospital Tacchini, entre outros.

Segundo decreto, fica autorizada a partir desta quinta-feira, dia 16, a abertura dos estabelecimentos comerciais de Bento Gonçalves, desde que obrigatoriamente sigam as determinações de higienização das áreas de toque, pisos, paredes, forros e banheiros; a entrada de clientes proporcional ao número de atendentes sem que haja aglomeração; o uso de EPI’s por parte dos colaboradores, além de disponibilizar meios de higienização aos clientes, como por exemplo, dispensers de álcool gel na entrada do estabelecimento e kits de higienização das mãos nos banheiros.

Quanto as academias, o decreto determina que cada instrutor ou educador físico, seja responsável por no máximo três clientes por ambiente ou sala, e que se o mesmo responsabilize também pela higienização dos equipamentos utilizados, além de todas as outras medidas de prevenção e assepsia.

Os restaurantes, que já haviam sido liberados para atendimento sem o serviço de Buffet, e seguindo todo regramento de distanciamento de clientes, higienização e prevenção, passam a partir de agora a poder oferecer o serviço, desde que disponibilizem um funcionário exclusivamente para servir seus clientes. Quanto aos rodízios, todos os profissionais devem estar equipados de EPI’s, e as mesas devem respeitar a distância de dois metros de separação.

Os Shopping Centers e Centros Comerciais voltam as atividades com a obrigatoriedade das medidas de prevenção além de retirar os bancos das áreas comuns e respeitar o espaçamento mínimo de dois metros entre as mesas e cadeiras nas praças de alimentação.

O transporte público deve adotar todas as medidas de assepsia e higienização, manter as janelas e alçapões dos veículos abertos para a a circulação de ar, Fornecer EPI’s aos colaboradores, não exceder a capacidade de passageiros sentados, entre outros.

Fica autorizada ainda a realização das feiras livres, incluindo a feira do produtor rural e a feira ecológica, no turno da tarde; o funcionamento do sistema rotativo de estacionamento público (Área Azul) e privados.

O Decreto 10.506/2020 já pode ser acessado no Diário Oficial http://www.bentogoncalves.rs.gov.br/downloads/Decreto_105062020___CORONAVRUS_10.pdf

Fonte: Central de Jornalismo Difusora