Prefeito de Bento se reúne com reitor da UFRGS

Nesta quinta-feira, 23, o Presidente da Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (AMESNE) e Prefeito de Bento Gonçalves, Guilherme Pasin  juntamente com o Presidente da Aglomeração Urbana do Nordeste (AUNE), Claiton Gonçalves esteve reunido com  o Reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Rui Oppermann.

Na oportunidade o Reitor agradeceu o empenho e a mobilização que a AMESNE teve para implementação do Campus da UFRGS, na Serra Gaúcha. “O apoio dos Municípios foi de extrema importância neste processo, com apresentação de uma área para o Campus, e por isso só temos o que agradecer. Porém, tendo em vista a redução orçamentária, e mudança no projeto original que era um parque tecnológico, a universidade optou por fazer seu escritório do Instituto Zenit no Município de Farroupilha, que a Universidade já possuí uma propriedade, em razão disso a cidade se mostrou ideal para instalação do projeto”, disse.

Conforme o prefeito Guilherme Pasin, a AMESNE trabalhou desde o início para a busca de cursos da Universidade Federal para Serra, e levantou alternativas de áreas para sua instalação. “Infelizmente a redução orçamentaria fez com que os planos da Universidade fossem alterados e o escritório fosse aberto. Ficamos felizes que independente do modelo de investimento, será na Serra Gaúcha a nova unidade do Instituto Zenit, que visa junto aos empreendimentos industriais o aumento da pesquisa e tecnologia dos nossos setores. E o Município de Farroupilha está estrategicamente posicionado em um eixo de acesso a região da serra em proximidade com as matrizes industriais”, destaca.

Ainda conforme Pasin “a AMESNE cumpre com seu papel para atração para investimentos que beneficiem toda região”, finaliza.

O Zenit é associado às principais instituições no âmbito Nacional e internacional representativas dos Parques Científicos e Tecnológicos, áreas de inovação e Incubadoras.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura