Prefeito de Bento fala sobre o distanciamento controlado apresentado pelo governo do estado

Em transmissão nas redes sociais nesta segunda-feira, 11, o Prefeito Guilherme Pasin falou sobre as regras de distanciamento social apresentadas pelo Governo do Estado.

O chefe do Executivo Municipal iniciou transmitindo pesar pelas mortes ocorridas na cidade, em virtude da doença. “Iniciamos de forma triste e pesarosa. Falo isso em razão dos óbitos de moradores de Bento Gonçalves. Infelizmente o coronavírus retirou de nossa sociedade cinco pessoas. Nossa mensagem de pesar e sentimento às famílias, a todos que que sofrem o passamento de seu familiares. Como prefeito de Bento Gonçalves sofro por todos, todos fazem parte do Município, da nossa sociedade”, disse.

O Secretário de Saúde, Diogo Segabinazzi Siqueira apresentou os dados do vírus no Município. Hoje são 217 casos confirmados da doença, sendo 123 curados e 05 óbitos. Além disso, 745 pacientes estão em monitoramento pela Central de Atendimento ao Coronavírus. “Todos dados são monitorados pela nossa secretaria, e com isso temos embasamento para nossas decisões. Hoje temos uma estrutura preparada para receber pacientes, com leitos de isolamento, Mini Utis e respiradores”, disse.

O Prefeito também falou sobre o modelo de Distanciamento social apresentado pelo Estado. Foram definidas 20 regiões, a partir da junção de algumas das 30 Regionais de Saúde de tal modo que existam hospitais de referência para leitos de UTI dentro de cada uma das novas regiões.

Bento Gonçalves está localizada na região Caxias do Sul (R23, R24, R25 e R26), que apresenta a cor laranja (risco médio): significa que a região está com um dos dois cenários: média capacidade do sistema de saúde e baixa propagação do vírus ou alta capacidade do sistema de saúde e média propagação do vírus. “Estamos analisando desde a apresentação das regras e comparando com nosso decreto em vigência para adaptar a realidade apresentada pelo Governo do Estado. Nossos regramentos já estão de acordo com as regras para região, algumas até mais rigidas. E seguiremos acompanhando e adaptando o necessário”, destaca o Pasin.

Sobre a educação o Prefeito destacou que “o Município irá aguardar o novo regramento Estadual para as escolas particulares para que sejam adotadas novas regras. A partir do dia 18 nossos alunos da rede Municipal iniciam suas atividades pela internet, ou quem não tem acesso com monitoramento dos professores”, destaca.

O Município desde o dia 1º de maio já tornou obrigatória a utilização de máscaras na cidade. “Todos somos responsáveis por nossas ações, pelo contexto da cidade. Se não nos cuidarmos e os dados forem elevando, digo que o Governo do Estado irá interpretar nossa região em uma nova cor, que irá restringir os serviços. Todos precisam entender o contexto geral. E a utilização de máscaras é uma das ações”, finaliza o Prefeito.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura

Foto: Emanuele Nicola