Prazo para regularizar situação eleitoral termina nesta quarta

Os eleitores têm até esta quarta-feira para regualizar a sua situação na Justiça Eleitoral e, assim, poderem participar das eleições municipais deste ano. Em função das medidas de restrição pela pandemia, o atendimento é feito pela internet por meio do serviço de sistema remoto.

O cidadão poderá requerer, por meio da internet, alguns procedimentos. Estão disponíveis serviços como primeira via do título, mudança de município (transferência), alteração de dados pessoais, alteração de local de votação por justificada necessidade de facilitação de mobilidade ou revisão para a regularização de inscrição cancelada.

Como funciona

Para ser atendido, o eleitor deve preencher o formulário de pré-atendimento no sistema Título Net. Em seguida, devem ser anexados os documentos necessários à conclusão de seu atendimento, de acordo com a situação. O sistema está programado para exigir, com obrigatoriedade, documento de identidade, comprovante de residência e fotografia no estilo selfie do requerente. A imagem dos documentos deve contemplar frente e verso (caso da identidade), ou o suficiente para preencher a obrigação (frente do comprovante de residência). O andamento do pedido pode ser visualizado pelo eleitor em “acompanhar requerimento”, recurso disponível pela ferramenta.

Caso seja necessário entrar em contato com a Justiça Eleitoral, os servidores dos cartórios estão atendendo remotamente pelo telefone celular e email, de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h. Os números podem ser encontrados na página do TRE-RS.

Bento Gonçalves:

Ainda não está definida a data do retorno ao atendimento presencial. Dúvidas devem ser tiradas pelo número 148. Outra opção é o e-mail do cartório eleitoral ([email protected]) e ainda os telefones do cartório da 8ª Zona eleitoral (54 9 9953-0855 e 54 9 9944-3559), disponíveis das 12h às 19h.