Prazo para recadastramento biométrico de eleitores em Garibaldi encerra em março

08867_1-1511778124

Os eleitores inscritos em Garibaldi têm até o dia 14 de março de 2018 para realizar seu recadastramento biométrico. O município está no Cronograma Nacional da Revisão Biométrica da Justiça Eleitoral, ou seja, todos que votam em Garibaldi devem fazer a atualização, obrigatoriamente.

A coleta dos dados é realizada na 98º Zona do Cartório Eleitoral (Praça da Matriz, 154, sala 01, Centro), das 11h às 18h. Os documentos necessários para o processo são:

– Carteira de Identidade ou Carteira de Motorista ou Carteira Funcional ou Carteira de Trabalho;
– CPF;
– Título de eleitor anterior;
– Comprovante de domicílio em nome do eleitor, expedido até 3 meses anteriores ao atendimento (conta de água, luz, telefone, celular, internet, entre outros).

Na revisão cadastral, além da coleta das impressões digitais pelo leitor óptico, é feita a fotografia e a conferência dos dados e da regularidade do eleitor.

O tema foi abordado pelo juiz da 98ª Zona Eleitoral, Gérson Martins da Silva, em pronunciamento na sessão da Câmara de Vereadores da última segunda-feira, dia 20. Cerca de 8 mil pessoas, que correspondem a 30% dos eleitores, ainda não fizeram o recadastramento.

A capacidade de atendimento do cartório é de 60 atendimentos por dia, com prioridade para quem realiza o agendamento pela internet (www.tre-rs.jus.br). Quem não agenda é atendido conforme a distribuição de senhas no local. Devido à demanda ainda grande, é recomendado que os eleitores procurem o cartório o quanto antes.

O não comparecimento do eleitor implica no cancelamento do Título Eleitoral, o que pode causar uma série de impedimentos, como acesso a financiamentos e participação em concursos públicos, entre outras sanções.

 

Fonte: Prefeitura de Garibaldi