Praça CEU completa três anos com diversas ações de cultura e educação

A cultura e o desenvolvimento social são alguns dos pontos fortes de Bento Gonçalves, que nos últimos anos tem ganhado ainda mais notoriedade com ações de incentivo cultural, pensando sempre nas comunidades mais carentes. Na última terça-feira, 6, a Praça CEU, localizada no bairro Ouro Verde, completou três anos de história. Ao ser inaugurada em 2018, o objetivo era beneficiar os moradores dos bairros Aparecida, Loteamento Bertolini, Ouro Verde, São Roque e Zatt, possibilitando a educação, cultura e esporte, totalizando cerca de quatro mil beneficiados. Com esse viés, crianças, jovens e adultos das mais diversas idades têm aproveitado o espaço para lazer, cultura e também para aprender.

Além de um Centro de Referência e Assistência Social (CRAS), o local possui uma academia ao ar livre, pista de skate, pista de caminhada, quadra poliesportiva coberta, mini palco de apresentações, telecentro e salas multiuso. E ainda, no espaço são oferecidas oficinas de artesanato e madeira, crochê, grafite, amigurumi, capoeira e violão para alunos de todas as idades, e de forma gratuita. Mais recentemente o espaço ganhou uma horta comunitária, contando com o plantio de 800 mudas de alface.

O Coordenador do espaço, Clóvis Prates, destacou sobre os três anos da praça e as ações que tem sido realizadas. “Estamos muito felizes porque conseguimos realizar mais um projeto que queríamos fazer, que é a hora comunitária, onde foi feito sete canteiros. Hoje temos também um jardim muito bonito, e aos poucos vamos retornando a normalidade com nossas atividades. As crianças voltaram a praticar esportes na quadra de futsal”, destaca.

Prates salienta ainda que “trabalhamos para a comunidade do Ouro Verde e os bairros ao redor. Toda população está convidada para vir conhecer a praça CEU”.

O Secretário de Cultura, Evandro Soares, destacou sobre a importância do espaço para a comunidade. “A Praça CEU tem uma importância enorme como centro cultural, capaz de transformar socialmente uma comunidade local. Nos últimos três anos, com a implementação de diversas atividades conseguimos atender diversas crianças, adolescentes, adultos e também idosos no nosso espaço, realizando oficinas culturais e atividades esportivas. isso acaba gerando uma transformação enorme da comunidade que se encontra numa área de vulnerabilidade social”, destaca.

Ainda segundo Soares, “é um sentimento de grande alegria termos um local com tantas atividades importantes para nossa população. A Praça CEU é um grande marco para a cultura e também educação de Bento Gonçalves, e a nossa comunidade merece”.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura de Bento Gonçalves
Foto: Divulgação