PMs acusados da morte de jovem bento-gonçalvense são julgados em Caxias do Sul

Acontece desde a manhã desta segunda-feira, dia 18, no Fórum de Caxias do Sul, o Júri dos três policiais acusados de matar o jovem bento-gonçalvense Lucas Raffainer Cousandier, a época com 19 anos, após uma perseguição, na madrugada do dia 4 de fevereiro de 2016, em Caxias do Sul.

Emerson Luciano Tomazoni, Gabriel Modesti Ceconi e Devilson Enedir Soares, serão julgados por homicídio com uma qualificadora (motivo torpe), denunciação caluniosa, fraude processual, abuso de autoridade e posse e porte de arma de fogo.

O jovem era caroneiro do veículo Ford/Ka, que na madrugada do dia 4 de fevereiro de 2016, se envolveu em uma perseguição policial. O início de tudo se deu na Av. Itália, bairro São Pelegrino, quando o motorista do Ford/Ka, desobedeceu uma abordagem da Brigada Militar, trafegando por diversas ruas da área Central, infringindo semáforos, até colidir com um barranco na Av. Bruno Segala, Perimetral Sul. O jovem alegou ter ingerido bebida alcoólica, por isso não parou quando da ordem dos policiais

Após o veículo parar, o motorista e amigo da vítima, percebeu que Lucas havia sido baleado na cabeça. O jovem ainda foi socorrido, mas morreu dias depois, no Hospital Pompéia.

Assim que os policiais abordaram os jovens, perceberam que não se tratava de bandidos. Um dos acusados tentou fraudar a ação, disparando por duas vezes contra a viatura para alegar uma troca de tiros, com os jovens, porém dias depois, foi descoberto pela corregedoria que a arma usada nos disparos contra a viatura, havia sido apreendida pelo mesmo policial no dia 1º do mesmo mês, em uma residência na Rua Reinaldo Soardi, no bairro Planalto Rio Branco, portanto não teria como estar em poder do jovens.

Ao longo do processo quase trinta testemunhas foram ouvidas. Todas elas devem ser ouvidas ainda nesta segunda-feira, podendo o Júri se estender até as 22h. O julgamento é aberto ao público e a sala do júri tem capacidade para 150 pessoas sentadas e mais 70 em pé. O Fórum de Caxias do Sul, fica na Rua Montaury, 2.107, no bairro Exposição.