Parceria disponibiliza área para plantação de mudas nativas em Bento

plantiodefloresinverno3

O 6º Batalhão de Comunicações (BCOM), em parceira com a Secretaria de Meio Ambiente (SMMAM), com o intuito de arborizar sua área, está concedendo espaço para os munícipes que não possuem alternativa para compensação do plantio de mudas nativas.

Atualmente, quando há necessidade do corte de árvores nativas em propriedade privada, é responsabilidade do proprietário encaminhar uma solicitação ao setor de licenciamento ambiental da SMMAM, com os documentos que localizam a área e a espécie, juntamente com a justificativa do corte.

Após esse pedido ser encaminhado, um técnico é designado ao local para avaliar se a retirada é necessária. Caso seja autorizado, a pessoa recebe um alvará da SMMAM comprovando a permissão, com o devido tempo para o corte e quantidade de árvores a serem plantadas para compensação, devendo contratar um profissional ou empresa particular para realizar o serviço.

Por meio dessa parceria, depois de realizar esse processo, as pessoas que não possuírem espaço para compensar as árvores nativas, poderão utilizar o espaço cedido pelo 6º BCOM. De acordo com a secretária Adjunta da Secretaria de Meio Ambiente, Bárbara Zanatta, “a pasta cederá um termo, em que o interessado se responsabilize pelas mudas nativas, além da manutenção das mesmas, durante o tempo necessário. Por ser um espaço com área limitada, há restrições na quantidade”, afirma.

Caso seja feito o corte de uma ou mais árvores, o responsável pelo terreno precisa fazer uma compensação ambiental a partir do plantio de pelo menos 15 mudas de plantas nativas a cada árvore. Quando há muitas para o corte, a avaliação necessita de um cálculo técnico, sendo que as exóticas não geram compensação na retirada.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura de Bento