Parceiros Voluntários comemora 20 anos de compromisso social e atuação comunitária em Bento Gonçalves

Há 20 anos, Bento Gonçalves ganhava uma das mais atuantes entidades no contexto social do município. A Parceiros Voluntários, braço benemérito do Centro da Indústria, Comércio e Serviços (CIC-BG), completa duas décadas de existência no dia 10 de outubro, celebrando conquistas que transformaram vidas.

Incontáveis foram as iniciativas promovidas pela ONG. Arrecadação de alimentos e donativos, ações de conscientização e inúmeras atividades voluntárias em casas de repouso e entidades assistenciais, por exemplo, fazem parte da teia solidária criada a partir de sua fundação. Em uma campanha permanente, a Parceiros Voluntários tem como principal marca o constante incentivo ao exercício do voluntariado – convidando à uma adesão que independe de classe, raça, gênero ou condição social: é aberta a todos, pois é para todos. Atualmente, a ONG concentra mais de 100 voluntários cadastrados e 18 entidades assistenciais conveniadas.

“Acolher e oferecer suporte aos interessados em voluntariar é nossa principal missão. Incentivando os voluntários a atuarem de acordo com sua disponibilidade e capacidade, conseguimos direcioná-los para quem mais necessita. Essa é a grande virtude da entidade nesses 20 anos: criar uma verdadeira rede de colaboração mútua”, considera a atual coordenadora da Parceiros Voluntários em Bento Gonçalves, Angélica Somenzi.

Multiplicadores da solidariedade

A Parceiros Voluntários de Bento Gonçalves faz parte de uma rede nacional de colaboração, que atua com o mesmo propósito, e sob a mesma identidade, em diversas localidades. No Rio Grande do Sul, a coordenação geral é feita pela unidade de Porto Alegre – que faz questão de reconhecer a valorizar a importância de um trabalho bem feito há tantos anos na cidade da Serra. “Acreditamos que podemos viver em uma sociedade sustentável, tendo por base pessoas éticas e participativas. Para alcançar esse grande objetivo, precisamos que todos entendam seu verdadeiro papel na sociedade. Por isso, buscamos despertar em cada um a responsabilidade social. É nesse contexto que surgiu a unidade de Bento Gonçalves. Com o apoio do CIC-BG como mantenedor, articulações entre os diferentes atores da comunidade têm sido facilitadas para que, juntos, criemos e implantemos soluções em busca do bem comum”, reforça o superintendente da Parceiros Voluntários de Porto Alegre, José Alfredo Nahas.

Comemoração em meio ao Desafio Voluntário

Em 2020, o aniversário da Parceiros ocorre em meio à uma edição espacial do tradicional Desafio Voluntário – o convite anual da ONG para o exercício da solidariedade. A iniciativa está ocorrendo de forma virtual, com o desafio de aproximar voluntários e estimular atos beneméritos por meio do compartilhamento de experiências.

Por isso, a instituição desenvolveu em sua plataforma ‘Parceiros Conecta’ uma página especial para o Desafio Voluntário, em que os interessados, individualmente ou em grupo, podem dar visibilidade para suas ações – inserindo fotos, vídeos ou contando o que estão realizando. Para participar, planeje uma ação voluntária cultural, educacional, ambiental ou social em prol da comunidade. Acesse o site www.parceirosvoluntarios.org.br, clique na aba ‘Desafio Voluntário’ e em ‘ENTRAR’, no topo da página. Faça seu cadastro como voluntário ou líder de instituição. Vá até “Acesso sem Senha” e coloque o código que receberá por e-mail. Depois, basta clicar em “Publicar sua Ação” e descrever a atividade realizada.

Campanha permanente para fortalecer os próximos anos de atuação

De forma constante, a entidade direciona os interessados em voluntariar em duas frentes: pelos programas ‘Voluntário Pessoa Física’ e ‘Voluntário Pessoa Jurídica’ – formas de manter viva a rede solidária. Para quem deseja colaborar por motivação própria e individual, a Parceiros Voluntários conta com um sistema de apoio que incentiva o futuro voluntário a procurar a unidade e participar de uma reunião de conscientização, na qual é possível conhecer, com mais detalhes, o trabalho desenvolvido e o conceito do trabalho voluntário. No encontro, o interessado preenche um cadastro e agenda uma entrevista de encaminhamento, a fim de detalhar a forma que pode e pretende ajudar. Depois desse processo, é definido o local onde o novo voluntário irá atuar – dentre o rol de entidades assistenciais conveniadas à ONG.

Já o programa ‘Voluntário Pessoa Jurídica’ incentiva o envolvimento das empresas na transformação da realidade social por meio do incentivo ao trabalho voluntário entre seus colaboradores. Os programas voltados à comunidade jovem são uma das principais apostas em prol do fortalecimento da corrente solidária. Nesses casos, a Parceiros respalda as ações e auxilia no processo de criação, definição e execução. As atividades podem ocorrer dentro ou fora da empresa, de acordo com a disponibilidade do empreendimento.

A ONG oferece suporte aos voluntários em sua sede no município, que fica no Bento Gonçalves Centro Empresarial, e atende pelo telefone (54) 2105-1999 ou pelo e-mail [email protected].

Fonte e foto: Exata Comunicação e Eventos