Outubro supera 8 mil atendimentos na UPA 24H em Bento

fotodaupa

A Secretaria Municipal da Saúde preocupada em atender as demandas da população na área da saúde conta com equipe especializada e com capacidade técnica para realização de procedimentos, não sendo necessários encaminhamentos para outros locais.

No mês de outubro, a Unidade de Pronto Atendimento UPA 24h realizou 8.893 atendimentos, sendo 6.327 clínicos, 2.470 pediátricos, além de 96 procedimentos não vinculados a atendimento médico.

De acordo com a coordenadora da UPA 24h, Melissa Bonato, os atendimentos são guiados pelo Protocolo de Classificação de Risco do Ministério da Saúde. A triagem classifica os pacientes com as cores azul, verde, amarelo e vermelho. A cor azul significa não urgente; verde, pouco urgente; amarelo, urgência; e vermelho, emergência. Do total de atendimentos, 13% foram fichas azuis, 74% verdes, 12% amarelas e 1% vermelhas.

No total de janeiro a outubro foram atendidos na UPA 24h, 82.934 pacientes.

Segundo Melissa, há um aumento no número de pacientes atendidos a cada mês, e novos equipamentos, como o Raio-X digital estão auxiliando nos procedimentos, “otimizando assim o serviço e dando mais resolutividade para a assistência aos pacientes”, enfatiza.

Já o Pronto Atendimento Zona Norte realizou de janeiro a outubro deste ano 34.521 atendimentos.

O PA 24h está localizado no bairro São Roque e realiza em média 120 atendimentos por dia, o que abrange cerca de 3.600 pacientes por mês. O local conta uma estrutura composta por três consultórios médicos, sala de emergência, sala de curativos, sala de acolhimento, sala de aplicação, sala de nebulização, posto de enfermagem, recepção e sala de estar para funcionários.

Fonte: Prefeitura de Bento